Os futuros de NY ensaiam recuperação e operam com leves altas, após perderem mais de 1% ontem à noite. O petróleo, por sua vez, opera no território negativo, após o presidente norte-americano, Donald Trump, estender o isolamento social por mais 30 dias, até final de abril.
No Brasil, o destaque desta segunda é a votação no Senado do auxílio de R$ 600 a informais e doentes crônicos. Como pano de fundo, em relação ao coronavírus, o mercado deve seguir acompanhando as divergências de opiniões entre o governo central e o ministro da saúde bem como os governadores.
Para o Ibovespa, esperamos uma abertura com viés mais negativo, acompanhando os pares internacionais.
Agenda econômica 30/03
Brasil: A semana tem início com a tradicional Pesquisa Focus, às 8h20. Às 10h30, o tesouro divulga o resultado primário do Governo Central. Às 15h00 será a vez da divulgação da Balança Comercial. Na terça-feira, o IBGE divulga a taxa de desemprego às 9h00 e às 9h30 será divulgado o resultado das contas do setor público consolidado e na quarta-feira, será divulgada a produção industrial de fevereiro.
EUA: Destaque para a divulgação do relatório oficial do mercado de trabalho (payroll) em março na sexta-feira, às 9h30.
Europa: Destaque para o índice de preços ao consumidor (CPI) referente ao mês de março, na terça-feira, às 6h. Na quarta-feira é a vez do índice de gerente de compras (PMI) industrial referente ao mês de março. Na sexta-feira, o índice de gerente de compras (PMI) composto.
China: BC da China cortou a taxa de juros de operações de recompra reversa de 7 dias de 2,4% para 2,2%.