- Alguns bancos não realizam empréstimo para negativados justamente porque a ideia é que o cliente pague o valor em um período determinado de tempo.
- Com o empréstimo consignado do Banco BMG, por exemplo, o pagamento pode ser feito em até 84 parcelas, com a possibilidade de quitar quando quiser.
Clientes negativados por conta de calote de dívidas ou com o CPF irregular têm grande dificuldade para tomar dinheiro emprestado em bancos. Diante da solicitação de um empréstimo, a instituição financeira verifica três pontos principais antes de aprovar ou refutar a demanda: a renda mensal que define a capacidade de pagamento do solicitante, o relacionamento do cliente com o banco em itens como pontualidade nos pagamentos e o perfil financeiro do cliente, que envolve o histórico de dívidas, por exemplo.
Leia também
Caso o banco identifique alguma irregularidade, fatalmente a resposta para o cliente será negativa. Ou, se aprovada, a concessão do empréstimo estará condicionada a exigências desfavoráveis para o cliente, como valores liberados mais baixos que o solicitado, prazo para pagamento mais curto, maiores taxas de juros ou pedido de garantias. O cliente está negativado acende um “alerta vermelho” para os bancos, porque, teoricamente, o risco de calote aumenta consideravelmente.
Há, no entanto, bancos que enxergam nesse “grupo de risco” financeiro oportunidades de negócios. O E-Investidor listou, então, nessa matéria quais bancos fazem empréstimos para clientes negativados.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Banco BMG
O BMG possui uma conta digital sem taxas, o meu_BMG, criado para negativados. Clientes com “nome sujo” podem solicitar um cartão de crédito sem anuidade, por não ter consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa. Para adquiri-lo, deve acessar o site do banco ou baixar o aplicativo do BMG para celular e, então, preencher o cadastro para abertura da conta digital meu_BMG. Depois de aberta a conta, a solicitação será analisada pelo BMG.
Banco Bari
O empréstimo com garantia de imóvel é um dos mais populares no Bari por possuir baixa taxa de juros. Com essa modalidade, é possível liberar até R$ 5 milhões com prazo de até 20 anos para quitar a dívida. Para realizar um empréstimo no banco, é preciso acessar o site do Banco Bari, clicar em “Para Você” e selecionar a modalidade de empréstimo que interessa.
Publicidade
Há um campo para simulações e, se a proposta agradar o cliente, ele deve enviar os documentos solicitados e fazer uma assinatura digital. Após esse processo, o banco irá notificar o solicitante se a proposta foi aprovada ou não.
Agibank
O Agibank possui cartão de crédito para negativados. Contudo, o cliente precisa passar por análises de crédito. Caso a aprovação não ocorra de primeira, a instituição realizará outras análises periodicamente a fim de avaliar a chance de liberação dos recursos. Para solicitar, é preciso abrir conta digital no banco. Dentro do aplicativo, o cliente acessará a aba “Cartões” e fará o pedido. Ao receber o cartão de crédito, o cliente deve liberá-lo via QR Code dentro do aplicativo do Agibank.
Banco Cetelem
Publicidade
O Banco Cetelem realiza empréstimos consignados para negativados. Para solicitar, é preciso ligar na Central de Relacionamento Cetelem, nos seguintes números: 4004 5280 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 701 5280 (demais localidades).
Banco Bradesco
O Bradesco oferece empréstimo consignado para negativados. O cliente tem até 120 dias para pagar a primeira parcela e até 8 anos para quitar o valor integral. Quem é correntista pode contratar por Bradesco Celular, Internet Banking, nas agências Bradesco e do Bradesco Expresso e nos caixas eletrônicos do Bradesco e do Banco24horas. Quem não é correntista Bradesco precisa se dirigir até uma agência do banco para contratar o crédito.
Banco Daycoval
Publicidade
A modalidade Crédito em Conta do Banco Daycoval permite que negativados tenham acesso a empréstimos e possam pagar as prestações da dívida via débito na conta corrente. A solicitação deve ser feita em uma agência da instituição.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil oferece empréstimo consignado para negativados e, para solicitar, a empresa ou órgão público onde o proponente trabalha precisa ter convênio de consignação com o BB.
Banco Safra
Publicidade
O Safra oferece um empréstimo que utiliza o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como fiança. Para contratá-lo, basta autorizar o banco a consultar o saldo do saque-aniversário disponível. O valor é liberado após a análise de crédito e, para solicita-lo, o cliente deve acessar este site.
Caixa Econômica Federal
O empréstimo Caixa Tem, destinado a pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI) que desejam iniciar ou melhorar um negócio, está acessível a clientes negativados com a condição de que tenham renda mínima de R$ 200 para que a Caixa faça uma análise de crédito. O cliente tem de 18 a 24 meses para quitar o empréstimo.
Para solicitar, o cliente deve baixar o aplicativo Caixa Tem no celular e, nele, clicar em “Cadastre-se e abra a sua conta”. A instituição fará a análise de crédito em até dez dias. Caso aprovado, é possível solicitar o empréstimo na opção “Empréstimo – Crédito CAIXA Tem”.
Publicidade