• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Após cinco quedas consecutivas, Confiança de Serviços volta a subir

Mesmo com alta, média trimestral ainda foi negativa

Por Daniela Amorim, Estadão Conteúdo

30/03/2023 | 8:57 Atualização: 30/03/2023 | 8:57

Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 2,6 pontos na passagem de fevereiro para março, na série com ajuste sazonal, para 91,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,2 ponto.

Leia mais:
  • IGP-M tem alta menor do que o esperado para março
  • Confiança da Indústria sobe e atinge maior nível desde outubro de 2022
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Após cinco meses de quedas consecutivas, a confiança do setor de serviços subiu. Apesar do resultado positivo, a confiança recupera apenas cerca de 20% do que foi perdido nos últimos meses. Há uma percepção de melhora disseminada nos dois horizontes temporais, mas ainda concentrada em alguns segmentos e por isso ainda é cedo para imaginar uma reversão da tendência negativa.

Os efeitos da desaceleração econômica ainda se mantêm presentes com um nível de atividade ainda mais fraco influenciado pela manutenção das elevadas taxas de juros, resistência da inflação e incerteza político-econômica”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em março, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 2,1 pontos, para 93,1 pontos. O resultado foi influenciado pelos dois componentes que compõem o ISA-S: o volume de demanda atual aumentou 2,0 pontos, para 92,2 pontos, e a satisfação sobre a situação atual dos negócios avançou 2,1 pontos, para 93,9 pontos.

O Índice de Expectativas (IE-S) subiu 3,0 pontos, para 90,4 pontos, influenciado tanto pelas perspectivas de demanda nos próximos três meses (alta de 3,2 pontos, para 90,3 pontos), quanto pelo componente de tendência dos negócios para os próximos seis meses (aumento de 2,8 pontos, para 90,6 pontos).

“Mesmo com esse último resultado positivo, o primeiro trimestre da confiança de serviços foi negativo, com queda marginal. Apesar de ser um setor que demorou mais a se recuperar e também a sentir a desaceleração da economia, esse já é o segundo trimestre de queda na confiança do setor e de forma disseminada, reforçando o cenário de atividade mais fraca para o setor. Até mesmo atividades que vinham se recuperando mais forte, como serviços prestados às famílias, mostram quedas mais intensas nesse início de 2023”, completou a FGV.

A confiança dos serviços caiu 4,9 pontos no primeiro trimestre de 2023, após ter recuado 6,1 pontos no quarto trimestre de 2022.

Publicidade

A coleta de dados para a edição de março da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.492 empresas entre os dias 1 e 28 do mês.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cotações
11/02/2026 9h37 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 9h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 3

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 4

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

  • 5

    Ibovespa hoje cai e perde os 186 mil pontos com IPCA, Haddad e dados dos EUA no foco

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Últimas: Tempo Real
Dólar hoje recua com investidores à espera do payroll e pesquisa eleitoral sem candidato-chave para 2026
Tempo Real
Dólar hoje recua com investidores à espera do payroll e pesquisa eleitoral sem candidato-chave para 2026

Relatório de empregos é considerado peça-chave para as decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA

11/02/2026 | 09h30 | Por Daniel Rocha
Ibovespa futuro sobe 0,30% com agenda intensa no radar; payroll, pesquisa eleitoral e dados de preços ao produtor movimentam mercados
Tempo Real
Ibovespa futuro sobe 0,30% com agenda intensa no radar; payroll, pesquisa eleitoral e dados de preços ao produtor movimentam mercados

Investidores acompanham CEO Conference do BTG, IPP, pesquisa Genial/Quaest e balanços de Petrobras, Suzano e Banco do Brasil, enquanto EUA divulgam relatório de emprego

11/02/2026 | 09h15 | Por Manuela Miniguini
Dow Jones hoje e mais futuros de bolsas de NY sobem antes do payroll; dólar cai e mercado aguarda sinal do Fed
Tempo Real
Dow Jones hoje e mais futuros de bolsas de NY sobem antes do payroll; dólar cai e mercado aguarda sinal do Fed

Investidores aguardam relatório de emprego dos EUA e falas de dirigentes do banco central americano, enquanto Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operam em alta moderada no pré-mercado

11/02/2026 | 07h30 | Por Manuela Miniguini
Bolsas da Ásia estendem ganhos apesar de desempenho misto de Wall Street
Tempo Real
Bolsas da Ásia estendem ganhos apesar de desempenho misto de Wall Street

Taiwan, Seul e Hong Kong avançaram e China fechou sem direção única

11/02/2026 | 06h41 | Por Redação

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador