As bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta sexta-feira (14), mantendo o tom positivo da semana, enquanto investidores aguardam balanços de gigantes bancários dos EUA e mais indicadores de peso da economia americana, em um dia de agenda local esvaziada.
Leia também
Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,37%, a 465,92 pontos. Sem indicadores ou eventos relevantes na Europa, a atenção está totalmente voltada para os EUA. Ao longo da manhã, grandes bancos americanos como JPMorgan Chase, Citigroup e Wells Fargo divulgam resultados trimestrais, os primeiros desde a turbulência que levou à quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank.
Também serão publicados dados americanos sobre indústria, varejo, confiança do consumidor e expectativas de inflação. Nos últimos dias, números da inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) dos EUA vieram abaixo das expectativas, melhorando a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) interrompa sua agressiva campanha de aumentos de juros, iniciada há mais de um ano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para a reunião de maio, porém, a aposta majoritária ainda é de que o Fed elevará juros em mais 25 pontos-base, como fez no mês passado, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group.
Às 6h47 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,34%, a de Paris avançava 0,22% e a de Frankfurt se valorizava 0,36%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,47%, 0,18% e 0,03%, respectivamente.