• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Primeiro índice da B3 a ficar positivo no ano deve continuar em alta

Confira quais são as ações que compõem o IMAT e os motivos para a valorização

Por Mateus Apud

04/08/2020 | 9:16 Atualização: 06/08/2020 | 11:13

(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

Com mais de 300 ações listadas, a B3 não se limita a apenas ao Ibovespa. Ao total, entre os setoriais, de governança, de sustentabilidade e mais amplos, são 23 índices que compõem o mercado de capitais nacional.

Leia mais:
  • B3 e Vale são as principais indicações para agosto; Weg, a principal baixa
  • O que o investidor deve esperar da ação BBAS3 sob o comando de André Brandão
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Destes, 22 são compostos por papéis de empresas brasileiras* e apenas um destes tem variação positiva no ano até o fechamento desta segunda-feira (3), o Índice de Materiais Básicos (IMAT), com valorização de 2,42%.

Composto por 11 ações de diferentes empresas, ele tem o objetivo de medir o comportamento dos papéis das companhias que compõem a indústria nacional de materiais básicos. Fazem parte do setor de materiais básicos empresas das áreas de fabricação de papel e celulose, mineração, siderurgia e petroquímica.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para efeito de comparação, até o seu pior momento na crise, o IMAT caiu 43,21% (20 de março) e o IBOV 45,03% (23 de março). Desde então, o Índice de Matérias Básicos já se valorizou 80,35%, chegando aos 3.696,71 mil pontos, e o Ibovespa 61,76%, aos 102.829,96 mil pontos. No agregado do ano, o principal índice da B3 ainda tem desvalorização de 11,08%.

Confira a carteira teórica com o rendimento de cada ação e a porcentagem da sua participação no índice:

Empresa Rendimento ano ano Participação no índice
Bradespar (BRAP4) 12,46% 7,77%
Braskem (BRKM5) -22,08% 5,42%
CSN (CSNA3) -7,51% 5,96%
Duratex (DTEX3) -0,42% 3,44%
Gerdau (GGBR4) -12,60% 13,35%
Gerdau (GOAU4) -12,93% 4%
Klabin (KLBN11) 14,14% 10,91%
Suzano (SUZB3) 8,42% 21,16%
Unipar (UNIP6) -23,13% 1,04%
Usiminas (USIM5) -10,53% 3,59%
Vale (VALE3) 12,61% 23,36%

Fonte: Estadão/Broadcast

Retomada das economias impulsionou alta dos ativos

Segundo especialistas ouvidos pelo E-Investidor, todas as empresas que compõem o IMAT são grandes exportadoras. Assim, com o dólar alto e as economias mundiais reabrindo mais rápido do que o esperado, as companhias foram beneficiadas pela alta demanda por seus produtos. “O setor produz insumos para tudo. Eles são a base para qualquer outra economia que quer investir em infraestrutura e crescer”, diz Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos.

Neste contexto, José Francisco Cataldo, head de research da Ágora Investimentos, comenta que o mercado já começou a precificar a retomada do setor há algum tempo e, por isso, o IMAT conseguiu zerar as perdas do ano antes do que qualquer outro índice da bolsa de valores do Brasil. “Os números vieram melhores que o esperado, o que aumenta as expectativas pelos produtos dessas empresas”, diz ele.

Bruno Musa, sócio da Acqua Investimentos, também aponta que as tensões entre os EUA e a China ajudaram a alavancar as empresas do setor. Segundo ele, como o Brasil não escolheu um lado na briga, ele está se beneficiando das restrições que um país está impondo ao outro. “A gente passou a ter uma vantagem competitiva por isso, o que também contribuiu para o aumento da demanda dos materiais básicos daqui e consequentemente a alta das ações”, afirma Musa.

Expectativa do IMAT ainda é positiva

Os especialistas afirmam ainda que a onda positiva com o IMAT não deve acabar tão cedo. “As indústrias ao redor do mundo estão voltando a crescer e vão continuar demandando material, e o preço por eles é alto”, diz Franchini, da Monte Bravo.

Publicidade

Segundo Cataldo, a expectativa é de que pelo menos três das quatro empresas com maior participação no IMAT sejam beneficiadas por preços de seus produtos mais elevados do que o esperado no começo da pandemia. “Enxergamos um upside muito grande para Vale, Klabin e Suzano, que sozinhas representam 59,43% do índice ”, afirma o head da Ágora.

Ou seja, é provável que o IMAT não perca o posto de melhor índice da B3 por enquanto. “As projeções são boas e ele tende a continuar andando forte no curto prazo”, comenta Musa, da Acqua.

Apesar disso, eles fazem um alerta: ainda há riscos no mercado. Franchini pontua que o mundo ainda passa por uma crise e as economias correm o risco de não conseguirem manter a consistência no crescimento e voltarem a cair, o que prejudicaria novamente o índice. “Se a perspectiva mudar, o IMAT vai ser altamente prejudicado”, afirma o sócio da Monte Bravo.

Por isso, Musa ressalta a importância da diversificação nas aplicações para o investidor se proteger em eventualidades. “Estamos em um cenário completamente incerto e as coisas podem mudar por diversos fatores”, diz o sócio da Acqua.

É possível investir no IMAT?

Por se tratar de um índice, não é possível investir diretamente nele. Porém, o investidor pode comprar as ações que compõem a carteira teórica do índice e obter um desempenho próximo. Outra opção é aplicar diretamente no ETF MATB11, um fundo de índice cujo propósito é ter um comportamento semelhante ao do IMAT.

Publicidade

“É um nicho dentro da bolsa que o investidor pode achar ganhos interessantes”, afirma Franchini, da Monte Bravo. No agregado do ano o MATB11 tem alta de 2,30%, ante a valorização de 2,42% do IMAT.

*A única exceção é o BDRX, índice composto por Brazilian Deposit Receipts (BDRs), que são recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira e tem alta de 39,07% no ano.

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Ibovespa oscilou mais que índices globais na crise, mas recuperação é parecida

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • brkm5
Cotações
02/11/2025 21h59 (delay 15min)
Câmbio
02/11/2025 21h59 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz

  • 2

    Auren (AURE3) completa 1 ano da compra da AES; MP do setor elétrico muda expectativas para dividendos?

  • 3

    Balanço do 3T25 aumenta chances de dividendos extraordinários da Vale, dizem analistas

  • 4

    Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária

  • 5

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Imagem principal sobre o Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Logo E-Investidor
Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Imagem principal sobre o 4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Imagem principal sobre o O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Logo E-Investidor
O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Últimas:
Tele Sena de 34º Aniversário de hoje (02): confira o resultado do 2º sorteio
Loterias
Tele Sena de 34º Aniversário de hoje (02): confira o resultado do 2º sorteio

A campanha de aniversário promete quase R$ 8 milhões em prêmios, com múltiplas formas de ganhar

02/11/2025 | 19h34 | Por Jéssica Anjos
Calendário econômico da semana: decisão do Copom e balança comercial do Brasil ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar
Tempo Real
Calendário econômico da semana: decisão do Copom e balança comercial do Brasil ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar

Nos Estados Unidos, a agenda segue prejudicada pelo shutdown do governo, que suspendeu a divulgação de dados relevantes como o payroll

02/11/2025 | 17h01 | Por Rafaela Navarro
Dividendos da semana: Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) pagam acionistas
Tempo Real
Dividendos da semana: Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) pagam acionistas

Bancos concentram a maior parte dos proventos da semana, com distribuição de JCP a acionistas

02/11/2025 | 17h00 | Por Rafaela Navarro
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes
Samir Choaib
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes

O discurso de “fazer os ricos pagarem mais” ignora que a maior parte da arrecadação já vem do topo da pirâmide formal

02/11/2025 | 12h00 | Por Samir Choaib

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador