O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (22), às 10h20, chegando aos 110.438,25 pontos, após baixa de 0,28%. As expectativas estão voltadas para a votação do arcabouço fiscal no plenário da Câmara, que pode ser realizada amanhã ou na quarta-feira. Com a aprovação, há espaço para as negociações ainda em curso sobre alguns pontos da Reforma Tributária.
No exterior, as negociações em torno da elevação do teto de dívidas nos Estados Unidos teriam “travado” no final de semana, após novas demandas de republicanos que a Casa Branca considera “extremas”, enquanto a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse neste domingo que ainda não terminou o processo de aumento de juros.
Os investidores também ficam de olho no presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participa hoje da abertura de seminário sobre os dois anos de autonomia do Banco Central, promovido pela Folha de S. Paulo (10h).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O destaque corporativo vai para Oi (OIBR3). O O Conselho de Administração da companhia aprovou o plano da sua segunda recuperação judicial, que tem por objetivo apresentar aos credores uma solução para equalizar uma dívida de R$ 43,7 bilhões.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade