No exterior, os investidores globais permanecem cautelosos pela falta de consenso nas negociações entre democratas e republicanos para a elevação do teto de dívidas dos Estados Unidos. Caso o acordo não seja aprovado, o presidente americano, Joe Biden, terá dificuldades em pagar as contas do país a partir de 1º de junho. Confira aqui o que os agentes dos mercados estão falando sobre o problema.
Confira as principais notícias das empresas em destaque nesta quarta-feira:
Petrobras (PETR3; PETR4)
Permanece o impasse com relação à permissão à Petrobras para exploração de petróleo e gás natural em regiões próximas à Foz do Rio Amazonas, cujo pedido de licenciamento foi negado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na semana passada. Ontem, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além dos presidentes da estatal, Jean Paul Prates, e do órgão ambiental, Rodrigo Agostinho, no Palácio do Planalto.
Ao final do encontro, ela afirmou a jornalistas que o governo seguirá parâmetros técnicos em relação à permissão, conforme prevê a legislação. Ela também disse que a Petrobras, como qualquer outra empresa, pode apresentar novamente o pedido.
Frigoríficos
E as empresas de proteína animal seguem no radar dos investidores. Ontem, o Ministério da Agricultura informou, em nota, que três novos casos de gripe aviária foram detectados em aves silvestres no Espírito Santo. Com isso, o total de registros no País subiu para oito.
A JBS informa que realizou operação com a JBJ, controlada por integrante da família dos maiores acionistas indiretos da companhia, para a compra de animais para abate durante o mês de maio, em transação de R$ 74,9 milhões.
Even (EVEN3)
O Conselho de Administração da Even definiu que Marcio Botana Moraes será o novo presidente executivo da companhia. Ele assume no lugar de Leandro Melnick, que ficará na presidência do Conselho de Administração. Melnick comandava a construtora desde 2016.
Enauta (ENAT3)
A Enauta confirmou a ocorrência de óleo em novo intervalo denominado acumulação Atlanta NE, na área em implantação do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta. A estimativa é que os recursos excedam 230 milhões de barris de óleo.
Alpargatas (ALPA4)
As gestoras Dynamo Administração de Recursos e Dynamo Internacional Gestão de Recursos passaram a deter 53.006.945 ações preferenciais da Alpargatas, representativas de 15,43% do total dessa classe de ações. Veja tudo o que você precisa saber antes de investir em Alpargatas aqui.
Iguá (IGSN3)
A Iguá Rio de Janeiro fará a quarta emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie com garantia real, com garantia fidejussória adicional, em até duas séries, no valor total de R$ 3,8 bilhões.
*Com informações do Broadcast