O Banco Central revelou um número impressionante sobre a população brasileira. Um levantamento informou que os brasileiros tinham 190,8 milhões de cartões de crédito em junho de 2022.
Com esse dado, o BC notou que o número é 77,7% maior do que o mesmo dado de 2021, quando os brasileiros tinham 107,4 milhões em cartões de crédito.
O aumento aconteceu pelo aparecimento de novas empresas de cartões de crédito e também aos usuários que usam o cartão como uma forma de financiamento. Com o maior número de cartões em circulação, o número de usuários que usam todo o limite do cartão de crédito diminuiu.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, o Banco Central informou que cresceu o número de clientes endividados. Em junho de 2022, a marca dos endividados chegou em 84,7 milhões, sendo 30,9% maior do que no mesmo mês de 2019.
“Esse resultado sinaliza que um maior número de cartões está relacionado a uma maior utilização de crédito sujeito a juros por meio desse instrumento de pagamento. Destaca-se que 21% dos clientes com apenas um vínculo têm quase a totalidade (acima de 99%) do saldo devedor em modalidades sujeitas à cobrança de juros. Ademais, praticamente um a cada quatro clientes com cartão em apenas um emissor tem mais de 80% do saldo devedor nas modalidades sujeitas à cobrança de taxa de juros”, informou o relatório do Banco Central.