A Gol (GOLL4) divulgou na quinta-feira (13) uma atualização das suas expectativas para o segundo trimestre de 2023 com informações preliminares e não auditadas.
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A companhia estima que a demanda total (RPK) deve aumentar aproximadamente 13% em relação ao segundo trimestre de 2022, enquanto a oferta total de assentos-quilômetro (ASK) deve subir 14% e a capacidade de assentos deve crescer 20% na mesma base de comparação.
O custo operacional por assento disponível por quilômetro (CASK) ex-combustível deve aumentar aproximadamente 1% em relação ao segundo trimestre de 2022, principalmente devido a maiores despesas com peças de estoque e custos de devolução de aeronaves no período, compensada pelo aumento da oferta (ASK) em 14% ante o ano anterior.
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Os custos unitários com combustível (CASK combustível) devem recuar 18%, devido à queda do preço médio do querosene de aviação (QAV) em cerca de 19%, compensado pela redução da etapa média, e o custo unitário total deverá apresentar redução de 7% comparativamente ao segundo trimestre de 2022.
A receita unitária de passageiros (PRASK) esperada para o segundo trimestre deve ser maior em aproximadamente 9% quando comparada ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pela redução da oferta.
Já a receita unitária total (RASK) deverá apresentar crescimento de 12% na comparação ano sobre ano.
A margem Ebitda no trimestre está estimada em aproximadamente 21%. Além disso, a Gol estima Prejuízo por Ação e Prejuízo por Ação Depositária Americana de aproximadamente R$ 1,05 e US$ 0,45, respectivamente, para o segundo trimestre de 2023.
A alavancagem financeira, medida pelo indicador dívida líquida/Ebitda UDM, foi estimada em aproximadamente 7,2 vezes em 30 de junho de 2023, uma redução de 2,2 vezes frente ao quarto trimestre de 2022 (ou 5,3 vezes conforme o IFRS-16). Excluindo o GOL SSN, o indicador seria de 6,0 vezes (4,0 vezes em IFRS-16). A liquidez total estimada no final do trimestre é de R$ 4,1 bilhões.
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