O que este conteúdo fez por você?
- Ainda que não façam parte da primeira fase do programa, que começou na semana passada, segmentos não-bancários sofreram um reflexo da iniciativa e até anteciparam a próxima etapa
- Segundo o Serasa, houve um aumento de 41% no volume total de negociações de dívidas na plataforma Serasa Limpa Nome na comparação entre a semana do dia 10 de julho (anterior ao começo do Desenrola) com a de 17 de julho (início do programa)
Empresas que não fazem parte do setor bancário, único que já está participando oficialmente do Desenrola Brasil, também aumentaram o número de negociações de dívidas desde a semana passada. Ainda que não façam parte da primeira fase do programa, outros segmentos sofreram um reflexo da iniciativa e até anteciparam a próxima etapa.
Leia também
Segundo o Serasa, houve um aumento de 41% no volume total de negociações de dívidas na plataforma Serasa Limpa Nome na comparação entre a semana do dia 10 de julho (anterior ao começo do Desenrola) com a de 17 de julho (início do programa). No segmento não-bancário, a quantidade total de negociações saltou de 586 mil para 814 mil de uma semana para a outra.
“Quando a gente olha pra varejo, telecomunicação, educação, todos os outros segmentos tiveram alta”, explicou Matheus Moura, diretor da Serasa, em entrevista coletiva. Ele menciona as empresas que ainda não participam oficialmente dessa etapa mas já estão antecipando o programa. A partir desta terça-feira (31), Casas Bahia e Ponto oferecem vantagens para a regularização de dívidas.
“A gente acredita que isso pode ser um reflexo desse movimento geral. As pessoas agora estão buscando negociação, então quanto antes conseguirem resolver, melhor pra empresa”, disse o diretor.
Negociações com bancos
As negociações com bancos no Serasa Limpa Nome cresceram 62% entre junho e julho deste ano, mês de início do programa Desenrola Brasil. A semana de lançamento da inciativa marca o principal aumento no indicador. As dívidas negociadas por meio da plataforma salta de 158 mil na semana do dia 10 de junho para 231 mil na semana do dia 17.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao todo, os bancos ofereceram aos inadimplentes mais de de R$ 973 milhões em descontos por meio da plataforma Serasa Limpa Nome na semana do dia 17 ao dia 23. O valor equivale a um aumento de 97% em comparação à semana entre 19 e 25 de junho. “Tivemos quase R$ 1 bilhão de reais em descontos. Isso no período de uma semana, então mostra e a vontade dos dois lados”, afirmou.