• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

E-commerce tem maior alta em 20 anos. Veja as empresas que se destacaram no semestre

Varejistas de marketplaces responderam por 78% do faturamento total do semestre

Por Jenne Andrade

27/08/2020 | 18:33 Atualização: 27/08/2020 | 18:51

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Já é consenso que a pandemia mudou os hábitos da população e acelerou a necessidade por tecnologia. Fazer compras on-line, por exemplo, se tornou uma maneira de driblar as aglomerações nos mercados e se proteger do coronavírus. Esse cenário fica evidente quando observamos os números do e-commerce brasileiro, que viu o seu faturamento crescer 47% no primeiro semestre de 2020 – maior alta em 20 anos.

Leia mais:
  • 12 especialistas comentam os efeitos da queda do PIB no mercado financeiro
  • Eletroeletrônicos: alta da produção é boa notícia para VVAR3, MGLU3 e BTOW3
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os dados fazem parte da 42ª edição do Webshoppers, relatório sobre o setor elaborado pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo. De acordo com o estudo, o resultado foi impulsionado pelo salto de 39% no número de pedidos, para 90,8 milhões, na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento de 47% nas vendas, para R$ 38,8 bilhões, também contribui para a boa fase.

De acordo com Julia Avila, líder da Ebit|Nielsen, a preferência pelo comércio eletrônico veio para ficar. “A cada semestre, o volume de pedidos e o faturamento cresce”, diz. “Quase 94% dos consumidores relatam a intenção de comprar alguma coisa on-line nos próximos três meses”, diz.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O relatório também mostra que o Brasil tem hoje 41 milhões de usuários adeptos ao comércio eletrônico, o que corresponde a uma expansão de 40% em relação ao 1º semestre do ano passado. Desses, 7,3 milhões fizeram compras pela internet pela primeira vez.

Empresas ligadas ao e-commerce foram mais resilientes

A migração para o e-commerce favoreceu quem já tinha forte presença digital. Segundo Flávia Meireles, analista de research da Ágora Investimentos, embora negativos, os resultados das empresas do segmento vieram acima do esperado.

“Magazine Luiza, B2W, Lojas Americanas e Via Varejo surpreenderam muito, principalmente no segundo trimestre”, declara. “A pandemia teve um impacto positivo nessas empresas”, afirma. A especialista ressalta o aumento de indicadores como o MAU (usuários ativos no mês das plataformas on-line) e GNV (volume bruto de mercadorias), que também registraram um grande salto no período.

Na segunda-feira (17), a Magazine Luiza (MGLU3) anunciou prejuízo líquido de R$ 64,5 milhões no segundo trimestre de 2020, um resultado bem melhor do que o esperado pelo mercado devido ao fechamento de lojas físicas. Por outro lado, a empresa teve a maior geração de caixa trimestral da história, com fluxo ajustado pelos recebíveis em R$ 2,2 bilhões.

“Em abril, as vendas foram bastante impactadas pelas lojas fechadas na maior do tempo. Em maio, com a aceleração do e-commerce e a reabertura gradual das lojas, o resultado já foi próximo do breakeven. Em junho, essa tendência se acentuou e a companhia obteve lucro líquido de R$ 93 milhões”, afirma a companhia, no balanço.

Publicidade

Já a B2W Digital (BTOW3) reportou prejuízo de R$ 74,6 milhões no período, menor do que o registrado no segundo trimestre de 2019, de R$ 127,6 milhões. Os clientes ativos da companhia atingiram a marca de 19,3 milhões, um acréscimo de 5,3 milhões em três meses. A Via Varejo (VVAR3) registrou lucro de R$ 65 milhões e as Lojas Americanas (LAME4) prejuízo líquido de R$ 7,1 milhões.

Entre essas empresas, a Ágora Investimentos tem recomendação de compra para VVAR3, negociada a R$ 20,71, e LAME4, cotado a R$ 32,49. “São os papéis que vemos que estão mais descontados”, diz Meireles. “B2W e Magazine Luiza temos recomendação neutra, porque acreditamos que o preço já está esticado. Mesmo assim, ambas são empresas que gostamos e devem continuar surpreendendo.”

Na visão de Gustavo Bertoti, economista da Messem Investimentos, o e-commerce já está em uma trajetória de crescimento forte nos últimos cinco anos e as empresas que ainda não têm presença no digital, vão ter que buscar essa integração. “Para uma loja ter um espaço físico tem toda a questão de custo fixo e variável, mão de obra e logística”, explica. “As empresas já estavam nesse processo de adaptação ao e-commerce, entre elas, a Magazine Luiza, a mais preparada.”

O que o especialista diz vai de encontro com o registrado na pesquisa da Ebit|Nielsen, uma vez que as varejistas de marketplaces (que atuam somente on-line) tiveram participação de 78% no faturamento total do e-commerce no Brasil, o que corresponde a R$ 30 bilhões. Na outra ponta, os Bricks and Clicks (que possuem tanto lojas físicas quanto digitais) tiveram crescimento de 61% no faturamento no primeiro semestre de 2020.

Redução do IPI beneficiaria segmento

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Governo planejava reduzir o imposto sobre produtos industrializados (IPI) que incide sobre a linha branca, ou seja, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como geladeiras e fogões.

Publicidade

Para os especialistas consultados pelo E-Investidor, esse é mais um passo que pode beneficiar as empresas de e-commerce. “Todo o comércio eletrônico seria beneficiado por esse desconto, já que muitas empresas trabalham com esses produtos”, afirma Bertoti, da Messem.

Já para Meireles, a redução do imposto é benéfico, mas a diversificação de produtos é o grande destaque para as empresas desse segmento. “Essa categoria de linha branca já é muito saturada”, diz. “As empresas estão crescendo justamente por entrarem em outras categorias, como maquiagem, higiene e produtos esportivos.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Via (VIIA3)
Cotações
19/05/2025 17h41 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2025 17h41 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a MUBI em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a MUBI em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Ibovespa quebra recorde histórico e mira os 150 mil pontos: é hora de investir?
Logo E-Investidor
Ibovespa quebra recorde histórico e mira os 150 mil pontos: é hora de investir?
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Paramount+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Paramount+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Prime Video em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Prime Video em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Globoplay em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Globoplay em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2025: quando será pago o 1° lote da restituição?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2025: quando será pago o 1° lote da restituição?
Imagem principal sobre o Renda extra na faculdade: 3 formas que universitários usam para ganhar dinheiro
Logo E-Investidor
Renda extra na faculdade: 3 formas que universitários usam para ganhar dinheiro
Imagem principal sobre o NFL no Brasil: veja os preços dos ingressos e como participar da pré-venda
Logo E-Investidor
NFL no Brasil: veja os preços dos ingressos e como participar da pré-venda
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador