Na última quarta-feira (20), a divisão de gestão de ativos do Goldman Sachs Asset Management informou que dois fundos foram fechados, levantando mais de 15 bilhões de dólares para aportes em investimentos de duas private equity existentes.
Leia também
De acordo com o próprio banco, que anunciou o investimento em seu site, um desses fundos é o “Vintage IX”, do Goldman, que arrecadou 14,2 bilhões de dólares, excedendo meta de 12 bilhões, junto a investidores institucionais, clientes ricos e funcionários do banco, informou a instituição em comunicado nesta quarta-feira.
Já o segundo, o “Vintage Infrastructure Partners”, captou separadamente cerca de 1 bilhão de dólares.
Publicidade
“O que fazemos é realmente entrar e fornecer liquidez aos investidores desses fundos, que queriam sair antes de seu término natural”, disse Harold Hope, chefe global de fundos secundários da Goldman Sachs, à Reuters.
Além disso, ele também explicou que o fundo vintage que acabaram de levantar entrará, analisará o valor de seus ativos, negociará com os acionistas, até que chegará a um acordo sobre um preço e então eles comprarão o investimento.
A área de gestão de ativos do Goldman também está procurando investir nos chamados “veículos de continuação”, disse ele. Esses negócios permitem que as empresas de capital de risco transformem investimentos antigos em novos fundos.
Ainda de acordo com a agência de notícias, o valor agregado dos negócios de private equity caiu 44%, para 302,7 bilhões de dólares, nos primeiros oito meses de 2023 em relação a 2022, de acordo com a S&P Global Market Intelligence, o nível mais baixo para o período desde 2019.
Publicidade
Após a notícia, por volta das 16h desta quinta-feira (21), as ações GSGI34 estavam em baixa de 1,14% e os papéis eram operados a R$ 54,63.
Colaborou: Vitória Tedeschi.