Os valores pagos no quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2023 serão corrigidos em 4,28%, conforme informou a Receita Federal nesta segunda-feira (25). Mais de 1,2 milhão de contribuintes terão acesso a R$ 1,96 bilhão no dia 29 de setembro. A consulta ao lote já foi disponibilizada na última sexta-feira (22).
Leia também
O dinheiro é corrigido com base na Selic, a taxa básica de juros, que atualmente está em 12,75% ao ano, após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na última semana. Na ocasião, a autoridade financeira cortou a Selic em 0,5 ponto porcentual.
O segundo lote da restituição, pago no dia 30 de junho, foi corrigido em 1%, já o terceiro, liberado em 31 de julho, e o quarto, concedido em 31 de agosto, sofreram correções de 2,07% e 3,14%, respectivamente.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com a consulta já liberada, os contribuintes conseguem conferir se terão acesso ao dinheiro no quinto lote por meio desta página da Receita Federal. Basta preencher CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração para ter acesso à informação. Vale lembrar que o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por Pix.
No quinto lote, terão direito ao dinheiro:
- 7.402 idosos acima de 80 anos;
- 57.572 idosos entre 60 e 79 anos;
- 6.847 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 19.864 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 141.577 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro.
Quem não receber a restituição no quinto lote não precisa se assustar, pois Receita ainda pagará lotes residuais da restituição aos contribuintes que caíram na malha fina, mas conseguiram regularizar suas pendências com o Fisco. Veja mais detalhes nesta matéria.