A sessão desta terça-feira (17) foi de bastante volatilidade nos mercados acionários em dia de divulgação de novos dados econômicos nos Estados Unidos. Pela manhã, foram divulgadas as vendas no varejo, que subiram 0,7%em setembro ante agosto, acima da previsão de 0,3%, reforçando a percepção de que a economia ainda está bastante resiliente para este ponto do ciclo de política monetária.
Leia também
Em reação, os rendimentos dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) voltaram a subir e pressionaram as bolsas de Nova York.
No Brasil, as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) subiram acima dos 2% após a companhia informar recorde na produção de petróleo no terceiro trimestre de 2023, mas não foi o suficiente para segurar o Ibovespa no território positivo. Sob influência externa, a Bolsa local encerrou em baixa de 0,54%, aos 115.908 pontos e giro financeiro de R$ 21 bilhões. ]
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nos demais mercados, o dólar encerrou praticamente estável, aos R$ 5,03, enquanto os juros futuros subiram.
Por fim, na agenda local, hoje foi conhecida a Pesquisa Mensal de Serviços, com recuo de 0,9% na variação mensal em agosto, muito pior que a mediana projetada, de alta de 0,5%. Amanhã, será divulgada a Pesquisa Mensal de Comércio em agosto e, nos EUA, o Livro Bege.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade