- O fundo possui posição em ações da China e também de empresas expostas ao mercado interno
O fundo multimercado TC Cosmos entregou aos seus cotistas uma rentabilidade de 179% do CDI nos últimos 12 meses. Segundo levantamento da Economatica, o rendimento foi o maior entre os produtos da mesma classe de ativos durante o mesmo período.
Leia também
O desempenho acontece em um momento de aversão ao risco nos mercados globais em decorrência dos conflitos geopolíticos, com o início da guerra entre Israel e grupo Hamas, e dos juros elevados nos Estados Unidos. Em 2023, os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostraram um resgate de R$ 70 bilhões na classe de ativos.
“Neste primeiro ano de vida, o fundo conseguiu entregar um retorno absoluto de 23,99% com uma volatilidade de cerca de 10,5%, o que significa um índice sharpe (retorno ajustado ao risco) de 1,04 em um dos anos mais desafiadores da história dos fundos multimercados”, diz Pedro Albuquerque, idealizador do fundo e membro do comitê de investimentos do TC Cosmos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo Albuquerque, o fundo possui posição em ações da China e em papéis do mercado interno devido ao ciclo de queda de juros no Brasil, como Hapvida (HAPV3) e Localiza (RENT3). Para os próximos meses, a tendência é que o desempenho positivo permaneça. Segundo a gestão do fundo, o cenário macroeconômico já apresenta sinais mais favoráveis para os investimentos em renda variável.
Os dados levaram em consideração apenas os fundos de estratégia ativa e com patrimônio líquido acima de R$ 10 milhões e com pelo menos 100 cotistas.