O Brasil terá 12 feriados nacionais sem expediente bancário ao longo de 2024, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Destes, quatro cairão em sábados ou domingos, dias em que não há atendimento de forma presencial, seguindo a Resolução n.º 4.880 do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Leia também
Tampouco são considerados dias úteis, para fins de atendimento bancário, a segunda e a terça-feira de Carnaval, que em 2024 cairão nos dias 12 e 13 de fevereiro. Já a Quarta-Feira de Cinzas (14) contará com atendimento presencial após o meio-dia e de forma a garantir ao menos três horas de expediente.
Outros feriados em que não haverá expediente nas agências são: Sexta-feira da Paixão (29 de março), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (30 de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (1º de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Dia Nacional de Zumbi (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Este será o primeiro ano em que o dia de Zumbi dos Palmares será celebrado em todo o País, devido a uma alteração realizada em 2023. Além disso, no último dia útil de 2024 (31 de dezembro) as agências não abrirão.
Carnês e contas vencidos podem ser pagos no próximo dia útil sem acréscimo de taxas, multas ou juros. A Febraban recomenda o uso de plataformas digitais para acessar esses e outros serviços bancários.