O resultado do PIB estadunidense mostrou que a economia do país cresceu 3,3% no quarto trimestre de 2023, acima do esperado por investidores e analistas, que previam avanço no crescimento de 2%. Além disso, a primeira leitura do PCE trouxe aceleração no índice de preços ao consumidor de 2% no quarto trimestre de 2023.
O Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) de Chicago informou ainda que o índice de atividade nacional caiu a 0,15 em dezembro, diante de 0,01 em novembro. A queda esperada era menor, a 0,05. Leituras abaixo de zero indicam que a economia cresce a ritmo abaixo da média histórica.
O BCE anunciou, na manhã desta quinta-feira, a manutenção de suas principais taxas de juros pela terceira vez consecutiva. O órgão reforçou que manterá o nível restritivo pelo tempo necessário para baixar a inflação à meta de 2% ao ano, em reunião.
Assim, a taxa de refinanciamento do BCE permanece em 4,50%, a de depósitos, em 4%, e a de empréstimos, em 4,75%. A decisão veio em linha com a expectativa de analistas.