O EWZ, principal fundo de índice brasileiro negociado na bolsa de Nova York, registrava uma queda de 0,21% no pré-mercado. Os American Depositary Receipts (ADRs) da Petrobras (PETR3;PETR4) recuavam 0,6% devido à baixa nos preços do petróleo, enquanto os da Vale (VALE3) apresentavam aumento de 0,08%, apesar da redução de 0,63% no preço do minério de ferro em Dalian, na China, nesta segunda-feira (5).
Nesta semana, a atenção se volta para o Congresso, que, ao retomar suas atividades, provavelmente incluirá na pauta projetos que impactam a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), marcando mais uma etapa do embate entre o Congresso e a Corte. Às vésperas do recesso, em novembro, o Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o poder de decisões individuais dos ministros do STF.
Agenda econômica desta semana
Na agenda local, um dos pontos de destaque será o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, agendado para quinta-feira (8), após a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) na terça-feira (6). Nesta segunda-feira (5), o mercado aguarda relatórios financeiros, incluindo os do Itaú Unibanco (ITUB4) e da Cielo (CIEL3) após o encerramento dos mercados. Às 10h00, a S&P Global publicará o Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto e de serviços de janeiro.
A abertura do ano legislativo está programada para esta segunda-feira às 15h, em uma sessão solene do Congresso. Na terça-feira, além da ata do Copom, o Boletim Focus será divulgado, transferido da tradicional segunda-feira para o dia seguinte devido à operação-padrão do Banco Central, junto com o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de janeiro e a nota de crédito da autoridade monetária.
Na quarta-feira (7), os investidores acompanharão os dados do setor público consolidado de dezembro, as vendas no varejo de dezembro, a produção e vendas de veículos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), bem como os relatórios financeiros do Bradesco (BBDC4), Klabin (KLBN11) e Alpargatas (ALPA4). Na quinta-feira, sai o resultado trimestral do Banco do Brasil (BBAS3), entre outras empresas. Na sexta-feira (9), além da pesquisa de volume de serviços de dezembro, será divulgado o balanço da Usiminas (USIM5).