As bolsas europeias operam majoritariamente em alta modesta na manhã desta quarta-feira (21), enquanto investidores aguardam ata de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). A exceção é o mercado inglês, que cai após balanços decepcionantes do HSBC (HSBC) e da Glencore (GLEN). A ação do HSBC tombava 7,67% em Londres por volta das 7h38 (de Brasília), após o banco britânico divulgar um inesperado prejuízo trimestral causado por baixas contábeis bilionárias de investimentos na China.
Leia também
Já a Glencore viu seu Ebitda ajustado anual cair pela metade, à medida que os preços do carvão recuaram depois de atingir níveis recordes em meio à guerra da Rússia na Ucrânia. Também em Londres, a ação da mineradora anglo-suíça tinha queda de quase 6% no horário acima. Em Paris, por outro lado, a ação do Carrefour (CRFB3) saltava 4,8%, após a varejista francesa superar expectativa de lucro e anunciar um programa de recompra, em balanço divulgado na tarde da última terça (20).
Investidores na Europa também estão na expectativa pela ata da última reunião de política monetária do Fed, a ser publicada na tarde desta quarta-feira, diante de dúvidas sobre quando o BC americano poderá começar a reduzir juros. Também nesta quarta, está previsto indicador preliminar de confiança do consumidor da zona do euro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Às 7h40 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,87%, enquanto a de Frankfurt subia 0,20% e a de Paris avançava 0,27%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,88%, 0,47% e 0,26%, respectivamente.
*Com informações da Dow Jones Newswires