O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,25%, aos 126.432,86 pontos. O avanço do principal índice da B3 nesta segunda-feira (12) ocorre com atenções voltadas à Petrobras (PETR3; PETR4) e à Vale (VALE3), nesta manhã.
Leia também
As perdas recentes das ações da petrolífera seguem repercutindo a decisão da companhia de não pagar dividendos extraordinários a acionistas em 2024. A medida foi anunciada na última quinta-feira (7), junto ao balanço do quarto trimestre de 2023. A companhia decidiu distribuir o mínimo estabelecido pela Política de Remuneração aos Acionistas: 45% do fluxo de caixa livre, equivalente a R$ 14,2 bilhões.
Na segunda-feira (11), os ministros da Fazenda e de Minas e Energia, Fernando Haddad e Alexandre Silveira, confirmaram que a Petrobras poderá revisar sua decisão de reter os dividendos extraordinários, em meio às perdas registradas nos últimos dois pregões.
Na Vale
José Duarte Penido renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração (CA) da empresa. Ele foi um dos que votou pela recondução do CEO da companhia, Eduardo Bartolomeo. No entanto, ficou decidido que o dirigente fica apenas até o final desse ano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A decisão do Conselho de Administração em manter Eduardo Bartolomeo segue no radar, assim como a desvalorização do minério de ferro no exterior. Na segunda-feira, as ações da Vale (VALE3) fecharam em queda de 3,11%, cotados a R$ 63,96.
Indicadores econômicos
As expectativas para a economia do País, trazidas pelo relatório de mercado Focus, do Banco Central (BC), também orientam os investidores nesta manhã. O documento trouxe projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) e para a taxa básica de juros, a Selic.
A previsão para a alta do PIB deste ano passou de 1,77% para 1,78% nesta leitura do Boletim Focus. Para 2025, a projeção de crescimento se manteve em 2%. A Selic para o fim de 2024, segue em 9% ao ano e para 2025 segue em 8,5%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda informou nesta manhã que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,83% em fevereiro, ante alta de 0,42% em janeiro. No acumulado do ano, a taxa registra aumento de 1,25%.
*Com informações do Broadcast
Publicidade