Caso você faça parte dos contribuintes que estão atrasados com a declaração do Imposto de Renda (IR) 2024, saiba que ainda é possível enviar o informe à Receita Federal.
Leia também
Na segunda (3), a receita já realizou a reabertura dos envios. Nesse caso, basta o contribuinte acessar a mesma plataforma disponível pela Receita por meio do programa de computador, versão on-line ou aplicativo Meu Imposto de Renda.
Ao enviar, a notificação de lançamento e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) da multa por atraso serão gerados juntamente com o recibo de entrega. O valor da multa fica entre 1% e 20% do valor do imposto, no caso de haver valores a pagar. Para quem não entregou no prazo a declaração e está isento da tributação, a multa mínima aplicada é de R$ 165,74.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Enquanto a multa não for paga, haverá incidência de juros de mora que levam em conta a taxa Selic – atualmente em 10,65% ao ano.
Portanto, observe a necessidades de mudanças na declaração, por qualquer motivo. Para modificar algum dado, ou até mesmo acrescentar um novo, basta retificar o informe. Isso porque qualquer problema com a declaração pode levar o contribuinte à malha fina, que traz diversas consequências fiscais ao cidadão. Confira como realizar esse processo nesta reportagem.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.