Nesta sexta-feira (31), será realizado o pagamento do primeiro lote da Restituição do Imposto de Renda 2024, mesma data em que termina o prazo para entregar a declaração. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da Declaração de Imposto de Renda.
Leia também
Caso você queira verificar a sua restituição, é possível realizar a consulta por meio da página da Receita Federal. Após acessar o site, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Além disso, existe ainda a possibilidade de acompanhar o pagamento por meio do aplicativo Pessoa Física da Receita Federal.
Publicidade
De acordo com o Governo Federal, ao todo serão beneficiados 5.562.065 contribuintes neste lote, contando os prioritários e os não prioritários, totalizando um valor de R$ 9,5 bilhões a ser pago. Este é o maior lote de restituição já pago pela Receita Federal.
Confira as datas estabelecidas para o pagamento das próximas restituições:
- 1° lote: 31 de maio;
- 2° lote: 28 de junho;
- 3° lote: 31 de julho;
- 4° lote: 30 de agosto;
- 5° lote: 30 de setembro.
O que fazer se eu não receber?
Se você faz parte do 1º lote e ainda não recebeu sua restituição, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O processo de reagendamento do pagamento pode ser feito a partir do dia seguinte à data prevista para o pagamento em conta. Existem três formas de realizar um novo agendamento:
- Portal do Banco do Brasil (BB): Acesse o Portal do Banco do Brasil e informe o valor atualizado da restituição;
- Central de Relacionamento: Ligue para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos);
- Agências do Banco do Brasil: Vá até uma agência do Banco do Brasil e solicite o novo agendamento do crédito.
Colaboração: Renata Duque.