• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Vale (VALE3): CEOs da Embraer e Gerdau entram no páreo pela presidência da mineradora

Data de sucessão do atual presidente, Eduardo Bartolomeo, ainda não foi divulgada, mas diretoria quer definir até setembro

Por Murilo Melo

09/07/2024 | 20:11 Atualização: 09/07/2024 | 20:11

Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale (VALE3). (Foto: Matt Writtle/Vale)
Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale (VALE3). (Foto: Matt Writtle/Vale)

Uma lista de 10 candidatos para assumir o lugar na presidência da Vale (VALE3) foi apresentada ao conselho da empresa nesta terça-feira (9). A data de sucessão do atual CEO, Eduardo Bartolomeo, ainda não foi divulgada, mas a diretoria diz que deve definir uma lista tríplice até o final de setembro.

Leia mais:
  • Vale (VALE3) comenta notícia sobre aquisição da mineradora Bamin; entenda o caso
  • Vale (VALE3): saída de conselheira pode pressionar sucessão de CEO. Hora de comprar a ação?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os indicados, destacam-se CEOs de grandes corporações, como Francisco Gomes Neto, da Embraer (EMBR3), e Gustavo Werneck, da Gerdau (GGBR4). Também estão cotados Carlos Piani, da Equatorial (EQTL3), Cristiano Teixeira, da Klabin (KLBN11) , Maurício Bahr, da Engie (EGIE3), e Antonio Maciel Neto (Caoa).

Além disso, conforme a publicação, a lista inclui ainda o ex-ministro e ex-presidente da Petrobras (PETR4) Pedro Parente, o presidente da Volks nos EUA, Pablo Di Si, e dois executivos da mineração, Ruben Marcos Fernandes (Anglo American) e Marcelo Bastos (BHP e ex-Vale).

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Posteriormente, os candidatos devem ser avaliados pelo colegiado da Vale, com a decisão final prevista para ser anunciada um mês depois. A consultoria Russell Reynolds é responsável por indicar os prováveis sucessores. As informações são do jornal O Globo.

Pressão do governo influencia sucessão da presidência da Vale

A disputa pela presidência da Vale ocorre em meio à crescente pressão do governo brasileiro para influenciar o processo de sucessão. Apesar da privatização da Vale em 1997, a intervenção governamental continua sendo uma questão relevante no setor de mineração. Bartolomeo, que está à frente da Vale há cinco anos, expressou seu desejo de continuar como CEO após o término de seu mandato em 26 de maio, mas enfrentou resistência interna. Após deixar o cargo, ele atuará como consultor até 2025.

A política de sucessão da Vale envolve a contratação de uma consultoria internacional para selecionar três candidatos, entre os quais o próximo CEO será escolhido. Bartolomeo é reconhecido no mercado por concentrar seu mandato na melhora da reputação da Vale, focando em questões ambientais, sociais e de governança, além de reduzir riscos ligados ao armazenamento de resíduos de mineração.

Durante seu período na liderança, Bartolomeo desfez-se de negócios não essenciais e separou as operações de metais básicos para valorizar os ativos de níquel e cobre da empresa. Seu legado inclui planos para eliminar barragens de rejeitos de alto risco e um acordo de US$ 7,6 bilhões relacionado ao desastre de Brumadinho.

No entanto, os investidores manifestaram preocupações com o desempenho operacional e controle de custos da empresa, além da gestão das relações com os estados e o governo federal. A pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a Vale aumentou nos últimos meses, especialmente após a tentativa frustrada de indicar Guido Mantega para o comando da empresa. Lula tem argumentado que a Vale “precisa prestar contas ao Brasil” e não pode agir como “dona” do país, ressaltando a importância da mineradora em seus planos para a recuperação econômica do Brasil.

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Vale
  • Vale (VALE3)
Cotações
20/05/2025 12h22 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2025 12h22 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como comprar passagens aéreas mais baratas? Especialista revela 3 truques
Logo E-Investidor
Como comprar passagens aéreas mais baratas? Especialista revela 3 truques
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Crunchyroll em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Crunchyroll em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Tenho 60 anos, vou receber a restituição no 1º lote?
Logo E-Investidor
Tenho 60 anos, vou receber a restituição no 1º lote?
Imagem principal sobre o Sou professor, vou receber a restituição no 1° lote?
Logo E-Investidor
Sou professor, vou receber a restituição no 1° lote?
Imagem principal sobre o Bolsa Família 2025: beneficiários com NIS final 2 recebem o pagamento de maio nesta terça
Logo E-Investidor
Bolsa Família 2025: beneficiários com NIS final 2 recebem o pagamento de maio nesta terça
Imagem principal sobre o Quer ter sucesso financeiro aos 30 anos? Veja 3 dicas de especialistas
Logo E-Investidor
Quer ter sucesso financeiro aos 30 anos? Veja 3 dicas de especialistas
Imagem principal sobre o Este é o segredo para a carne de segunda para ficar igual de primeira
Logo E-Investidor
Este é o segredo para a carne de segunda para ficar igual de primeira
Imagem principal sobre o Portabilidade para CLT: entenda como transferir seu empréstimo e pagar menos
Logo E-Investidor
Portabilidade para CLT: entenda como transferir seu empréstimo e pagar menos
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador