• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: os 4 destaques para direcionar seus investimentos nesta terça-feira

Confira a agenda econômica do dia no Brasil e no exterior e as repercussões da reviravolta na eleição dos EUA entre investidores

Por Luciana Xavier e Silvana Rocha

23/07/2024 | 8:51 Atualização: 23/07/2024 | 8:51

Joe Biden, atual presidente dos EUA, desiste de sua reeleição. (Foto: Agência Brasil)
Joe Biden, atual presidente dos EUA, desiste de sua reeleição. (Foto: Agência Brasil)

A agenda econômica desta terça-feira (23) contempla balanços de grandes empresas americanas, como Alphabet (GOGL4), Tesla (TSLA34), Visa (VISA34), Coca-Cola (C2CA34), além de notícias sobre as eleições nos Estados Unidos. A decisão de política monetária na Turquia também será monitorada no mercado hoje.

Leia mais:
  • Qual 'bancão' vai pagar mais dividendos no balanço do 2º tri?
  • “Alta da Bolsa brasileira ainda nem começou”, diz Mantaro Capital
  • Sem pagar dividendos há mais de um ano, FII deixa cotistas sem respostas
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Brasil, acontece o leilão de títulos do Tesouro, sendo Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros) e Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação).

A agenda econômica  internacional traz ainda as vendas de moradias usadas nos Estados Unidos em junho e o índice de confiança do consumidor da zona do euro preliminar de julho. No Japão, os índices de gerentes de compras (PMIs) saem à noite.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No cenário local, são aguardados a Sondagem Econômica da América Latina no segundo trimestre e o balanço da Neoenergia (NEOE3) após o fechamento da B3. No Rio, acontece o segundo e último dia da 4ª reunião de ministros de Finanças e Bancos Centrais do G20 (grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia).

O governador paulista, Tarcísio de Freitas, participa do toque de campainha na B3, que marca a conclusão do processo de desestatização da Sabesp (SBSP3).

Confira os 4 assuntos em destaques no mercado hoje

Bolsas internacionais

Os ativos americanos mostram uma relativa acomodação nesta manhã de terça-feira. Mas os índices futuros de Nova York melhoraram em meio ao salto de 5,8% das ações da General Motors (GMCO34) após reportar lucro líquido de US$ 2,9 bilhões no 2º trimestre de 2024, bem acima do esperado.

Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) têm quedas leves predominantes, após ganhos na segunda-feira (22). Já o dólar aponta viés de alta ante euro e libra, mas recua frente ao iene.

Os sinais positivos nas bolsas europeias predominam e o destaque é a bolsa de Frankfurt. A ação da alemã SAP saltava quase 7% em Frankfurt, após a maior desenvolvedora de software da Europa superar expectativas trimestrais de receita, enquanto a da Logitech avançava 2,9% em Zurique, depois de a fabricante suíça de acessórios para computadores elevar projeções anuais de receita e lucro em função de um forte desempenho trimestral.

Publicidade

Por outro lado, a Porsche tombava 4%, após reduzir seu guidance (projeção) anual e alertar sobre interrupções de produção, e a Volkswagen (VOW3), que é acionista majoritária na Porsche, caía 1,1%.

Eleição nos EUA

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, conquistou na segunda-feira (22), o apoio da maioria dos delegados para ser a candidata presidencial democrata, após a desistência de Joe Biden, no domingo (21). Nas primeiras 24 horas após a troca na chapa democrata, a campanha arrecadou também um recorde de US$ 81 milhões. Em discurso em Wilmington, no Estado de Delaware, Kamala Harris afirmou que derrotará Donald Trump nas urnas. O primeiro grande desafio da campanha será escolher um vice.

Os governadores que poderiam desafiá-la na convenção hipotecaram apoio a Kamala e se tornaram possíveis companheiros de chapa: Josh Shapiro, da Pensilvânia, Andy Beshear, de Kentucky, e Gretchen Whitmer, de Michigan. Também estariam no páreo o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, e o senador Mark Kelly.

Por sua vez, os republicanos passaram a concentrar fogo em Kamala. Trump acusou os democratas de enganarem os americanos e os advogados do Partido Republicano prometem contestar a troca na Justiça.

A reviravolta na campanha reduz parcialmente o favoritismo de Trump. Pesquisa conduzida pelo instituto Morning Consult mostra Trump com dois pontos porcentuais de vantagem (47%) em uma disputa hipotética com Kamala (45%), mas ela aparece melhor posicionada que Joe Biden em sondagem realizada antes do anúncio. A Oxford Economics, no entanto, avalia que a probabilidade de Trump se tornar o próximo presidente permanece em 55%.

Commodities

As commodities não favorecem um cenário otimista à abertura da Bolsa, com as quedas do petróleo e de 3,43% do minério de ferro em Dalian, na China.

Publicidade

O American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) perdia 0,46% no pré-mercado em Nova York às 7h18, enquanto o da Petrobras (PETR3; PETR4) subia marginalmente 0,07% às 5h30.

Mercado brasileiro

Os sinais divergentes das bolsas internacionais e as quedas das commodities indicam instabilidade e potencial pressão de baixa à abertura do Ibovespa. Já o recuo dos juros dos Treasuries pode aliviar a curva de depósito interbancário (DI) e os ajustes no câmbio em meio a sinais divergentes do dólar ante pares principais e divisas emergentes no exterior.

Na segunda-feira (22), o mercado brasileiro manteve o tom positivo visto em emergentes após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacar que fará bloqueios no orçamento sempre que for necessário. A fala de Lula e perspectivas de apoio cada vez maior dentro do Partido Democrata à vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, na corrida à Casa Branca beneficiaram os ativos locais. Uma eventual administração Harris é vista como mais positiva para emergentes do que um novo governo de Donald Trump, que promete endurecer regras comerciais com a China, parceiro comercial chave desse grupo de países.

Além disso, investidores olharam os dados do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias (RARDP) do terceiro bimestre. O relatório indica uma importante revisão nas projeções de receitas líquidas e despesas primárias contidas no relatório do segundo bimestre.

*Com informações do Broadcast

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
Cotações
07/06/2025 15h34 (delay 15min)
Câmbio
07/06/2025 15h34 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 2

    “Celular do ladrão” vira item obrigatório nas capitais; veja como se proteger de fraudes

  • 3

    Qual banco está mais preparado para nova regra que já comprometeu o balanço do BB

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    O que é Pix automático e como ele vai funcionar? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Passeios gratuitos em SP: 10 rolês imperdíveis para curtir sem gastar nada
Logo E-Investidor
Passeios gratuitos em SP: 10 rolês imperdíveis para curtir sem gastar nada
Imagem principal sobre o Quanto custam os ingressos para os shows do Guns N’ Roses no Brasil?
Logo E-Investidor
Quanto custam os ingressos para os shows do Guns N’ Roses no Brasil?
Imagem principal sobre o 10 livros sobre investimentos para ler ainda neste ano
Logo E-Investidor
10 livros sobre investimentos para ler ainda neste ano
Imagem principal sobre o Os bonecos Labubu viraram febre, mas você sabe quanto custa entrar nessa moda?
Logo E-Investidor
Os bonecos Labubu viraram febre, mas você sabe quanto custa entrar nessa moda?
Imagem principal sobre o Harry Potter: quanto vão ganhar os novos atores do trio de ouro?
Logo E-Investidor
Harry Potter: quanto vão ganhar os novos atores do trio de ouro?
Imagem principal sobre o Mudança no Pix começa em 10 dias: veja o impacto na sua conta e pagamentos
Logo E-Investidor
Mudança no Pix começa em 10 dias: veja o impacto na sua conta e pagamentos
Imagem principal sobre o Dia dos Namorados: 5 dicas de investimentos para casais iniciantes
Logo E-Investidor
Dia dos Namorados: 5 dicas de investimentos para casais iniciantes
Imagem principal sobre o Come-Cotas atinge investidores: entenda como funciona e quais fundos ficam de fora da cobrança
Logo E-Investidor
Come-Cotas atinge investidores: entenda como funciona e quais fundos ficam de fora da cobrança
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: JBS (JBSS3) e petroleiras lideram altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 5%
Mercado
Ibovespa hoje: JBS (JBSS3) e petroleiras lideram altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 5%

Índice da B3 fechou em leve queda, enquanto dólar terminou no menor patamar desde outubro

06/06/2025 | 18h31 | Por Beatriz Rocha
Por que o BTG prevê alta de 38% para a Suzano (SUZB3) após anúncio da combinação de negócios
Mercado
Por que o BTG prevê alta de 38% para a Suzano (SUZB3) após anúncio da combinação de negócios

Para os analistas do BTG, o melhor para a companhia seria focar na redução do seu endividamento, mas a compra gera boa mensagem

06/06/2025 | 15h54 | Por Bruno Andrade
Tesla perde 2 Petrobras em valor com briga pública entre Elon Musk e Donald Trump
Mercado
Tesla perde 2 Petrobras em valor com briga pública entre Elon Musk e Donald Trump

Bilionário chegou a acusar Trump de ligação com escândalo sexual do caso Epstein; presidente dos EUA ameaça encerrar contratos

06/06/2025 | 13h56 | Por Daniel Rocha
Casas Bahia (BHIA3) dispara quase 9% após conversão de dívida em ações; veja o que fazer agora
Mercado
Casas Bahia (BHIA3) dispara quase 9% após conversão de dívida em ações; veja o que fazer agora

Analistas seguem com visão conservadora sobre a tese mesmo após pregão de forte alta; entenda

06/06/2025 | 13h07 | Por Bruno Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador