• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Calendário econômico de setembro: da Selic à reunião do Fed, veja 17 eventos para o investidor acompanhar

O anúncio da taxa de juros pelo Copom é um dos eventos mais esperados pelo mercado

Por Cecília Mayrink

31/08/2024 | 7:45 Atualização: 02/09/2024 | 8:57

Agenda econômica de setembro (Foto: Adobe Stock)
Agenda econômica de setembro (Foto: Adobe Stock)

O calendário econômico de setembro tem uma série de eventos ligados ao mercado financeiro nacional e internacional que os investidores devem ficar de olho. A divulgação de dados, por exemplo, pode movimentar o câmbio, títulos dos governos, taxas e até mesmo as bolsas de valores.

Leia mais:
  • Trump X Kamala: como a disputa política está afetando o dólar
  • Homem mais rico da Europa investe em segredo fortuna em startups de IA
  • As projeções dos gestores para a rentabilidade dos FIIs em 2025
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!


Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para esse mês, serão compartilhados com o mercado índices, relatórios e decisões sobre juros de Bancos Centrais ao redor do mundo. O Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e China entre os principais destaques.

Um dos eventos mais importantes para setembro é o anúncio da Taxa de Juros Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, no dia 18. Atualmente, a Selic está em 10,50% ao ano. O mercado não descarta, contudo, a possibilidade de que na próxima reunião haja alta na taxa, que, se subir até o fim do ano, pode chegar a 12%. Saiba mais sobre as expectativas para a decisão do colegiado nesta matéria.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outro evento que é importante manter no radar é a reunião do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), cujas decisões mais impactam o mercado global. Neste mês, teremos a anúncio do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) sobre a taxa de juro de curto prazo.

Segundo a ata divulgada pelo Fed em 21 de agosto, a “vasta maioria” dos membros do colegiado espera que seja apropriado cortar juros na reunião. O evento está marcado para o dia 18 de setembro.

Confira aqui mais 15 eventos econômicos do Brasil e do mundo que devem estar no radar do investidor em setembro.

Calendário econômico de setembro

Ata Copom

A ata da reunião de política monetária é o documento realizado pelo Banco Central com os detalhes do que foi discutido e decidido em relação às taxas de juros. No dia 24 de setembro ela será publicada pelo Copom.

Decisão de juros

Além da decisão do Copom sobre a taxa Selic, o mercado aguarda o anúncio da taxa de juros em mais Bancos Centrais da Europa, Ásia e EUA. As decisões dependem principalmente da perspectiva de crescimento e inflação dos países. Os locais e as datas são:

  • EUA: 18 de setembro;
  • Zona do Euro: 12 de setembro;
  • Reino Unido: 19 de setembro;
  • Japão: 20 de setembro;
  • México: 26 de setembro.

Payroll

O relatório de emprego (Payroll) não-agrícola é um dos mais importantes relatórios econômicos mundiais. Por apresentar indicadores da economia dos Estados Unidos, seu impacto atinge os mercados financeiros globais.

O documento é elaborado pelo Fed e contém dados de geração de emprego, balança comercial e salário médio por hora no país norte-americano. O resultado sai no dia 6 de setembro.

Vendas no varejo no Brasil

As vendas no varejo são um medidor de todos os produtos vendidos pelos varejistas durante o mês. O estudo é feito a partir de lojas de diferentes tipos e tamanhos dos países e os resultados são um importante indicador dos gastos do consumidor.

Publicidade

Os números são uma espécie de métrica do ritmo da economia. Em setembro, veremos o dado nos seguintes locais:

  • Reino Unido: 2 de setembro;
  • Zona do Euro: 5 de setembro;
  • Brasil: 12 de setembro;
  • China: 13 de setembro.

Balança comercial

A balança comercial indica os valores das importações e das exportações de mercadorias. O relatório mostra o saldo de pagamentos do país, sendo que as exportações refletem o seu crescimento econômico, enquanto as importações mostram a demanda nacional.

Neste mês, aguardamos os resultados em 6 países. Confira quais e suas respectivas datas:

  • EUA: 4 de setembro;
  • Brasil: 5 de setembro;
  • Alemanha: 6 de setembro;
  • China: 10 de setembro;
  • Reino Unido: 11 de setembro;
  • Zona do Euro: 16 de setembro.

PMI Industrial

O PMI Industrial, ou Índice de Gerente de Compras Industrial, mede a saúde e o nível de atividade do setor da construção.

A primeira divulgação ocorre logo no início do mês, com a a China e o Japão trazendo o dado no dia 1º. Em seguida, teremos o resultado na França, Alemanha, Reino Unido, Brasil e México, no dia 2. Para finalizar, os Estados Unidos faz a publicação em 3 de setembro.

PMI Composto

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto, ou PMI Composto, calcula as atividades de manufatura e serviços de um país.

Em setembro, investidores estarão atentos à divulgação na Europa e na América nas seguintes datas e locais:

  • França: 4 de setembro;
  • Alemanha: 4 de setembro;
  • Reino Unido: 4 de setembro;
  • Brasil: 4 de setembro;
  • EUA: 5 de setembro.

PMI do Setor de Serviços

O PMI de Serviços mede o nível de atividade de gerentes de compras na indústria da construção e se concentra em setores como varejo, turismo e serviços em geral.

Publicidade

Além disso, o indicador contempla dados sobre o volume de negócios, emprego e demanda por serviços. O mercado poderá acompanhar os números nos seguintes lugares e dias:

  • Japão: 3 de setembro;
  • China: 3 de setembro;
  • França: 4 de setembro;
  • Alemanha: 4 de setembro;
  • Reino Unido: 4 de setembro;
  • Brasil: 4 de setembro;
  • EUA: 5 de setembro.

IPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC) é um indicador da inflação e, em setembro, haverá divulgações em países da América, Ásia e Europa.

No caso do Brasil, ele será anunciado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que traz o resultado sobre a cidade de São Paulo. Confira mais locais e as datas:

  • Brasil: 3 de setembro;
  • China: 8 de setembro;
  • México: 9 de setembro;
  • Alemanha: 10 de setembro;
  • EUA: 11 de setembro;
  • Argentina: 11 de setembro;
  • França: 13 de setembro;
  • Reino Unido: 18 de setembro;
  • Zona do Euro: 18 de setembro.

IPCA

Diferente do IPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) contempla todas as regiões do Brasil e é a medição oficial da inflação no País. Ele será lançado no dia 10.

IPCA-15

O IPCA-15 se difere do indicador acima em razão do período de estudo em que é considerado. Em geral, o intervalo de tempo contempla desde o dia 16 do mês anterior até o 15 do mês de referência e na abrangência geográfica. É uma espécie de prévia do IPCA e será divulgado em 25 de setembro.

IPP

O Índice de Preços ao Produtor (IPP ou PPI) é um indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços.

Nesse mês, veremos o dado na China, no dia 8, e nos Estados Unidos, no dia 12.

IGP

O Índice Geral de Preços (IGP) é um indicador brasileiro e, neste mês, três dados relacionados a ele serão publicados.

O primeiro é o IGP-DI (Disponibilidade Interna), que registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final. Ele é medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e será divulgado em 6 de setembro.

Publicidade

O segundo é o IGP-10, que registra a inflação no período compreendido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do atual. O seu lançamento será no dia 17.

O terceiro é o IGP-M (Mercado), conhecido como a inflação do aluguel, que calcula a variação de preços do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de coleta. Ele é utilizado como parâmetro de tarifas públicas, como energia e telefonia, em contratos de aluguéis e de prestação de serviços. Em setembro, ele será publicado no dia 27.

IBC-BR

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, ele ajuda a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic). Em setembro, o resultado será publicado no dia 13.

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) é a medida mais ampla da atividade de um país e mostra a taxa de crescimento da economia como um todo.

Fechando o calendário econômico de setembro, no Brasil, o dado será publicado em 3 de setembro. Na Zona do Euro, o lançamento ocorre no dia 6, seguido pelo Japão, no dia 8. Por último está o Reino Unido, que o traz no dia 11.

Com informações da Investing e do Broadcast. 

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco Central
  • calendário
  • Conteúdo E-Investidor
  • Copom
  • Economia
  • EUA
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15)
  • Inflação
  • mercado
  • Taxa de juros
  • Taxa Selic
  • Zona do euro
Cotações
04/10/2025 1h58 (delay 15min)
Câmbio
04/10/2025 1h58 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não entraria neste momento no S&P 500”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

  • 2

    Itaú, Vale e Copel: veja as ações mais indicadas pelo mercado para investir em outubro

  • 3

    Banco Master contrata Laplace para venda de ativos; Will Bank é principal aposta

  • 4

    Ibovespa em alta histórica: até onde o índice pode chegar nos próximos meses?

  • 5

    Isenção de Imposto de Renda é aprovada na Câmara: o que muda no meu salário?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Logo E-Investidor
Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Imagem principal sobre o Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Logo E-Investidor
Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Imagem principal sobre o 4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Logo E-Investidor
4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Imagem principal sobre o Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Logo E-Investidor
Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Imagem principal sobre o Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Logo E-Investidor
Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Imagem principal sobre o Aposentadoria por invalidez e da pessoa com deficiência: qual a diferença entre os dois?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por invalidez e da pessoa com deficiência: qual a diferença entre os dois?
Imagem principal sobre o Estes 3 motivos podem cancelar seu Bolsa Família; saiba quais são
Logo E-Investidor
Estes 3 motivos podem cancelar seu Bolsa Família; saiba quais são
Últimas: Educação Financeira
World Investor Week: B3 explica planejamento financeiro e gestão de dívidas em transmissão ao vivo
Educação Financeira
World Investor Week: B3 explica planejamento financeiro e gestão de dívidas em transmissão ao vivo

Especialistas da B3 e da Planejar abordam estudos de caso para orientar jovens e adultos sobre finanças pessoais

03/10/2025 | 11h47 | Por Camilly Rosaboni
Mesmo sob ameaça de Imposto de Renda, LCIs e LCAs seguem atrativas pelo baixo risco e FGC
Educação Financeira
Mesmo sob ameaça de Imposto de Renda, LCIs e LCAs seguem atrativas pelo baixo risco e FGC

Taxação de 7,5% enfrenta resistência no Congresso. Mesmo com tributação, investimentos seguiriam atrativos

03/10/2025 | 10h05 | Por Leo Guimarães
Isenção do IR aprovada na Câmara: veja o que muda para a alta renda
Educação Financeira
Isenção do IR aprovada na Câmara: veja o que muda para a alta renda

A proposta cria o chamado “imposto mínimo” de IR para contribuintes que ganham acima de R$ 50 mil mensais

02/10/2025 | 17h56 | Por Beatriz Rocha
Guia prático com dicas de como planejar sua viagem internacional na aposentadoria
Educação Financeira
Guia prático com dicas de como planejar sua viagem internacional na aposentadoria

Dicas de orçamento, destinos e logística ajudam aposentados a transformar a primeira viagem ao exterior em uma experiência mais prazerosa

02/10/2025 | 17h00 | Por Kathryn Pomroy, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador