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IR 2024: não recebi o 4º lote da minha restituição, e agora?

Descubra quais são os próximos passos para quem ainda não recebeu o pagamento da Receita Federal

IR 2024: não recebi o 4º lote da minha restituição, e agora?
IR 2024: não recebi o 4º lote. Foto: Adobe Stock

Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal liberou o pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda, em que cerca de 6.091.572 contribuintes serão beneficiados. Veja quem está incluído no lote:

  • 14.756 idosos acima de 80 anos;
  • 95.040 idosos entre 60 e 79 anos;
  • 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 5.711.130 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
  • 54.241 contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no RS;
  • 172.719 contribuintes não prioritários.

Como saber o valor da minha restituição?

É possível consultar o valor da sua restituição no site oficial da Receita Federal. O pagamento do lote da restituição será realizado na conta bancária informada na declaração, seja de forma direta ou por indicação de chave Pix. Veja o passo a passo para consultar o valor:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
  • informe o número de CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao IR.

Mas, e quem não recebeu a restituição?

Se esse for o caso, não se preocupe. Conforme matéria do E-Investidor há algumas medidas que você pode tomar para entender o motivo do atraso e regularizar sua situação. Confira:

  • Verifique se sua declaração não caiu na malha fina

A primeira ação a ser tomada é verificar se sua declaração não caiu na malha fina. Quando isso acontece, a Receita Federal retém a restituição até que todas as pendências sejam resolvidas. Para verificar, basta acessar o Portal e-CAC com seu login Gov.br e consultar o status da declaração.

  • Confira se os dados bancários estão corretos

Outro motivo comum para o não recebimento da restituição é a inconsistência nos dados bancários informados na declaração. Erros como dígitos incorretos no número da conta ou da agência, ou o uso de contas de terceiros, podem impedir o pagamento.

Qualquer erro pode ser corrigido no Portal e-CAC, na seção “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.

  • Certifique-se de que a conta informada ainda existe

Se a conta bancária informada na declaração foi encerrada ou não existe mais, o pagamento não será realizado. Nesses casos, o valor da restituição fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

  • Consulte o calendário dos próximos pagamentos

Se sua restituição ainda não foi paga, o pagamento ainda pode ser feito no 5º lote que está programado para ser pago a partir do dia 30 de setembro.

Colaborou: Renata Duque.

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