A agenda econômica da semana traz os números de inflação ao consumidor (CPI) e produtor (PPI) nos Estados Unidos e no Brasil (IPCA) em meio aos ajustes de apostas para política monetária dos dois países, que têm reuniões dos bancos centrais este mês. Já o Banco Central Europeu (BCE) anuncia sua decisão sobre juros na quinta-feira (12). Nesta segunda-feira (9), o mercado financeiro hoje acompanha as reuniões do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, promovidas pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), em Basileia (Suíça).
Leia também
A agenda hoje ainda contempla, nos EUA, os estoques no atacado e crédito ao consumidor. Além disso, o BC divulga o boletim Focus esta manhã.
Nos próximos dias, a agenda doméstica tem como destaque o IPCA de agosto, na terça-feira (10). Na quarta-feira (11), tem a pesquisa de serviços de julho e, na quinta-feira (12), vendas no varejo. Na sexta-feira (13), será divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de julho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No exterior, a agenda da terça-feira (10) traz o CPI da Alemanha, relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), início da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas e os candidatos à presidência dos EUA, Kamala Harris e Donald Trump participam de debate promovido pela ABC News.
Na quarta-feira (11), é esperada também a produção industrial do Reino Unido. Na sexta-feira (13), serão divulgados a produção industrial da zona do euro, índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, além de vendas no varejo, produção industrial e investimentos em ativos fixos da China.
Confira os destaques de empresas do mercado hoje que você precisa saber
Azul (AZUL4)
A Azul informou que ainda não há decisão concreta a respeito da modalidade de negócio que pode adotar nas negociações com seus credores, uma vez que as conversas estão em andamento.
O comunicado foi em resposta a questionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a respeito de notícia publicada na imprensa que afirmava que a única saída para a crise financeira da companhia seria conseguir dinheiro novo com os próprios detentores de títulos de dívida ainda este ano e ao mesmo tempo já estaria elaborando estratégias para possível entrada de novo capital em 2025.
CSN (CSNA3)
A CSN pode ser a produtora de aço mais afetada caso o governo americano acate o pedido de abertura de processos antidumping e de direitos compensatórios por subsídios contra importações de aço laminados de vários países. As petições foram protocolados na quinta-feira (5), por siderúrgicas americanas, entre elas a gigante US Steel, no Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DoC) e na Comissão de Comércio Internacional do país. O movimento conta ainda com apoio do sindicato União Nacional de Trabalhadores, o USW.
PetroReconcavo (RECV3)
A produção consolidada da PetroReconcavo em agosto foi de 25.688 boe/dia, redução de 4% ante julho. O recuo ocorreu em função de efeitos não-recorrentes de paradas para manutenção no midstream de terceiros e intervenção no poço GTE-03 que impactaram temporariamente a produção do período.
Oi (OIBR3)
A segunda rodada do leilão da Oi Fibra, operação de banda larga da Oi, foi marcada para 25 de setembro, às 14h, em audiência a ser realizada na 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A informação consta em despacho da juíza Caroline Rossy Brandao Fonseca, da 7ª Vara, onde tramita o processo de recuperação judicial da companhia. O documento ao qual o Broadcast teve acesso foi assinado no fim da tarde de sexta-feira (6).
Fleury (FLRY3)
O Fleury informou que a Guepardo Investimentos passou a deter, de forma agregada, 27.364.100 ações ON da companhia, ou 5,0008% do total dessa classe.
SLC Agrícola (SLCE3)
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a joint venture formada pela SLC Agrícola e a Agropecuária Rica, do Grupo RZK.
Brava Energia (BRAV3)
As ações da Brava Energia, empresa resultante da união da 3R Petroleum e Enauta, passam a ser negociadas na B3 hoje sob o código BRAV3 e com novo nome de pregão Brava.
Confira mais destaques do mercado financeiro hoje aqui.