Para José Olympio Pereira, CEO do banco J. Safra, existe um “pessimismo geral” a respeito do sistema financeiro brasileiro e preocupações sobre as questões fiscais. Ainda assim, o País está conseguindo atrair investimento estrangeiro de longo prazo por meio de fundos de private equity ( investimento essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa), por exemplo, embora o fluxo de capital para portfólios esteja escasso.
Leia também
Olympio também apontou que, apesar das críticas justificadas à condução econômica local, o brasileiro precisa aprender a vender melhor o Brasil para o mundo. O executivo participou do painel “Preparando-se para a nova realidade”, na Bloomberg New Economy, evento da Bloomberg que ocorre nesta quarta-feira (23), em São Paulo.
“Nós tendemos a ser muito negativos. Devíamos falar mais no exterior sobre os aspectos positivos que temos”, diz Olympio. “Temos oportunidades, coisas boas a oferecer, temos que vender melhor para o resto do mundo o que estamos fazendo.”
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Karina Saade, sócia do MEP Family Office, dividiu o painel com Olympio e foi quem chamou a atenção para a dificuldade do brasileiro em se vender para o exterior. “Acho que os brasileiros não são bom embaixadores da história do Brasil”, diz.