Muitos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão enfrentando o bloqueio dos pagamentos devido à falta de inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico).
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O cadastro é fundamental para garantir a continuidade do benefício, que oferece um salário mínimo por mês aos idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que se enquadram nos critérios de renda.
Conforme previsto na lei, para aqueles que já são beneficiários do BPC, a atualização deverá ser feita a cada dois anos.
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De acordo com nota do oficial, cerca de 505 mil beneficiários precisam se inscrever ou atualizar suas informações no CadÚnico, já que não mantêm seus dados atualizados há mais de 48 meses.
Entre esses, 305 mil pessoas ainda precisam comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de sua cidade.
Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, esse processo é uma medida para manter a regularidade dos benefícios e garantir que o pagamento seja realizado apenas aos que realmente têm direito.
Meu BPC foi bloqueado e agora?
Quem teve o BPC bloqueado pode ligar para a Central de Atendimento 135, ou comparecer ao CRAS de sua região com os documentos pessoais para regularizar o cadastro.
Caso a regularização esteja em andamento, o pagamento poderá ser desbloqueado em até 72 horas. No entanto, é importante cumprir os prazos definidos de 45 a 90 dias, para evitar a suspensão definitiva do benefício.
Como consultar a situação do seu BPC?
Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem verificar a necessidade de atualização do CadÚnico no aplicativo Meu INSS, utilizando seu CPF.
Colaborou: Renata Duque.
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