O dólar hoje sustenta firme alta no mercado à vista, cotado a R$ 5,9865 (+1,23%). Na abertura, a moeda norte-americana atingiu a cotação de R$ 5,97 frente ao real.
Leia também
O analista da Ouro Preto Investimentos, Sidney Lima, afirma que o mercado continua repercutindo o sentimento negativo sobre o quadro fiscal no País. “O grande ponto é que todos esperavam medidas claras de corte de gastos e não uma surpresa que vai onerar o cofre público, reduzindo a arrecadação”, comenta.
Segundo ele, essa medida tributária compromete o ajuste fiscal e o cumprimento das metas do arcabouço. “Essa isenção maior de IR será compensada com tributação de super-ricos, tudo tem que passar por aprovação política do Congresso. Como isenção tributária é populismo, há chances de passar no Congresso, mas tributação de super-ricos deve enfrentar resistência e a fonte de financiamento pode não se concretizar da forma esperada pelo governo, inviabilizando esse funding de recursos para bancar a despesa nova”, explica.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para Lima, 90% da demanda cambial defensiva reflete a aversão ao risco fiscal e 10% referem-se ao efeito das rolagens cambiais no mercado futuro, o que impacta a cotação do dólar hoje.
* Com informações do Broadcast