Imposto de Renda 2025: Saiba como declarar carro (Foto: Adobe Stock)
O prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2025 está marcado para o dia 30 de maio. Muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre como declarar automóveis à Receita Federal. Para evitar erros, é essencial compreender as regras estabelecidas pelo órgão e evitar cair na malha fina.
Confira aqui os principais erros que levam à malha fina e como evitá-los.
De acordo com Luciano de Almeida Prado Neto, sócio do MBC Advogados, no IR 2025, o carro é declarado na aba de “Bens e Direitos”, pelo seu valor de compra. Sendo necessário informar os documentos adicionais como Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), placa e descrição.
No caso de carros financiados, a declaração é feita pela somatória das parcelas pagas até dezembro de 2024, que se somam aos valores declarados em anos anteriores.
Confira o passo a passo para declarar carro no IR 2025
A advogada tributarista do Grupo NimbusAcesse, Luísa Macárie informa o passo a passo para declarar carros no IR 2025. Ela informa que o contribuinte deve acessar a declaração do IR pelo portal eCAC, pelo programa da Receita Federal ou pelo app “Meu Imposto de Renda”.
● No campo “Discriminação”, inclua: modelo, ano, placa, forma de pagamento, nome e CPF/CNPJ do vendedor (se a compra foi feita no ano anterior).
● Para carros usados, utilize as informações do CRV (documento de transferência).
● Sempre declare o valor pago na aquisição, e não o valor de mercado.
● No campo “Situação”, preencha com o valor efetivamente pago até 31/12/2024, sem aplicar correções ou depreciações.
Como declarar carro financiado no IR
Em situações em que o carro é financiado, de acordo com a advogada Luísa Macárie, o contribuinte deve prosseguir da seguinte forma:
● Declare normalmente em “Bens e Direitos”
● Informe no campo “Discriminação” que o veículo foi financiado
● Inclua: modelo, ano, valor total, CPF/CNPJ do vendedor, valor da entrada (se paga em 2024), total de parcelas e número de prestações quitadas até 31/12/2024.
● Na “Situação em 31/12/2024”, informe a soma da entrada + parcelas pagas até essa data.
Quais os documentos necessários para declarar carro no IR?
Segundo Heitor Cesar Ribeiro sócio da área Tributária do escritório Gaia Silva Gaede Advogados, no campo de discriminação devem ser informados os seguintes detalhes:
Os documentos necessários para a declaração de IR são:
Informes de rendimentos da empresa ou do INSS (para aposentados e pensionistas);
Informes de rendimento bancários;
Recibos e notas fiscais de despesas médicas;
Comprovantes de pagamento de previdência privada e outras deduções.
“A partir de 2025, será obrigatório o uso de recibo médico com CPF do profissional ou CNPJ da clínica, impactando a declaração de 2026″, informa o advogado.