

A agenda econômica desta quarta-feira (23) traz o índice de gerentes de compras (PMI) composto e de serviços de abril, vendas de moradias novas em março e o Livro Bege – relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed), o banco central americano. O mercado financeiro hoje também segue acompanhando os desdobramentos da guerra comercial.
Ainda na agenda econômica hoje, em Washington, o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participa das reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de ministros das Finanças e de Presidentes de Bancos Centrais do G20 (grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia). O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, profere palestra em evento do JP Morgan.
- JBS marca assembleia da dupla listagem e Embraer renova recorde de pedidos; os destaques da Bolsa hoje
Há também discursos do presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, do presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, do diretor do Fed Christopher Waller, do presidente do Fed de Cleveland, Beth Hammack.
Além disso, o Tesouro faz leilão de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação). Entre os balanços estão previstos o da Boeing (BOEI34), IBM (IBMB34) e Whirpool (W1HR34). No mercado local, tem o da Hypera (HYPE3), após o fechamento dos mercados.
Mercado financeiro hoje: os assuntos para acompanhar nesta quarta-feira
Trégua de Trump na guerra comercial impulsiona bolsas internacionais
As bolsas internacionais iniciam o dia em rali, com os índices futuros das bolsas de Nova York em alta de até quase 2%, e os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) em queda.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O movimento é impulsionado por declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sinalizou na véspera que as tarifas de 145% impostas à China “não serão tão altas” quanto anunciado anteriormente e afirmou não ter intenção de demitir o presidente do Fed, Jerome Powell.
Além disso, o diretor-presidente da Tesla (TSLA34), Elon Musk, indicou que, a partir de maio, deve se afastar de seu papel de assessor no governo Trump para se dedicar mais à montadora de veículos elétricos, após a divulgação de um balanço significativamente abaixo das expectativas do mercado.
As ações da Tesla disparavam mais de 7% no pré-mercado em NY. Os papéis das outras seis empresas que compõem as Sete Magníficas – Meta (M1TA34), Alphabet (GOGL34), Apple (AAPL34), Amazon (AMZO34), Microsoft (MSFT34) e Nvidia (NVDC34) – também apresentavam forte alta no início da manhã desta quarta-feira.
Commodities avançam e favorecem ADRs
O petróleo sobe quase 2%, como na véspera, após comentários favoráveis de Donald Trump. No início da manhã, o barril do petróleo WTI para junho subia 1,12%, enquanto o do Brent para o mesmo mês avançava 1,04%.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em alta de 2,11%, cotado a 727,5 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 99,48 em Dalian, na China.
Publicidade
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) avançavam 2,54% no pré-mercado de Nova York no início da manhã. Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 1,91% no mesmo horário.
O Ibovespa hoje deve acompanhar o otimismo global?
O impulso dos mercados internacionais deve contagiar os ativos domésticos em dia de agenda local esvaziada. O salto dos futuros de NY e altas das commodities devem dar fôlego ao Ibovespa hoje. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação) brasileiro negociado em Nova York, subia 1,43% no pré-mercado nesta manhã.
O dólar hoje recua ante várias moedas de países emergentes e exportadores de commodities, e o real também pode ter uma sessão de ganhos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na terça-feira (22) estar “severamente preocupado” com a guerra comercial travada por Trump e lembrou que algumas guerras começaram exatamente por causa de divergências comerciais.
O governo pretende solicitar a retirada da urgência constitucional do projeto sobre o Imposto de Renda somente após tomar conhecimento do calendário de trabalhos da comissão especial, apurou o Broadcast Político. Esses e outros assuntos ficam no radar do mercado financeiro hoje.
Publicidade
* Com informações do Broadcast