Copom tem 1º dia de reunião para decidir o rumo da Selic no País. (Foto: Adobe Stock)
A agenda econômica desta terça-feira (6) traz o primeiro dia de reuniões de política monetária dos bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil, além do testemunho do secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, na Câmara dos Representantes. Também é esperada, no mercado financeiro hoje, a divulgação da balança comercial americana em março.
Ainda na agenda econômica hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de mesa-redonda com executivos do setor de inteligência artificial (IA) nos EUA, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja à noite para Casablanca, no Marrocos, e depois segue para Rússia e China. A S&P Global publica o Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto de abril.
Balanços de Embraer, BB Seguridade e GPA são destaques na Bolsa hoje; veja as notícias
O Tesouro faz leilões de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) e Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros).
Entre os balanços esperados, estão os da Prio (PRIO3), Caixa Seguridade (CXSE3), além de AMD e Super Micro Computers em Nova York – veja aqui o calendário de balanços desta semana.
Mercado financeiro hoje: os principais assuntos da terça-feira
Bolsas internacionais operam no vermelho
As bolsas europeias recuam, com a de Frankfurt caindo mais de 1%, após o líder conservador Friedrich Merz não conseguir ser eleito chanceler da Alemanha na primeira rodada de votação, contrariando as expectativas. O euro passou a cair com a surpresa no Parlamento alemão.
A ação da Shell (SHEL) caía mais de 1% na Bolsa de Londres, enquanto a da BP (B1PPB34) subia ao redor de 1%, um dia após relatos de que a BP virou alvo de aquisição da Shell.
Em Nova York, os futuros também estão no vermelho antes da divulgação da balança comercial e do testemunho de Bessent. O mercado americano está atento também à decisão de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que deve manter a taxa entre 4,25% e 4,5%.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA encolheu 0,3% no primeiro trimestre de 2025, marcado por um salto de 41,3% nas importações — que entram como subtração no cálculo —, com empresas antecipando compras antes das novas tarifas do governo Trump, anunciadas em abril.
Na China, o PMI de serviços caiu para 50,7 em abril, ante 51,9 em março, com desaceleração da oferta e da demanda nos setores de serviços e manufatura, por causa do conflito comercial entre China e EUA.
Copom inicia reunião: o que esperar da decisão de juros?
Nesta terça-feira, começa a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) do Brasil para decidir os rumos da taxa de juros no País. Não há consenso sobre a magnitude do aperto, mas a maioria espera 0,50 ponto porcentual, deixando a Selic em 14,75% ao ano. Também não se sabe o Copom sinalizará ou não o encerramento do ciclo de aumento do juro básico da economia doméstica.
Proposta de isenção do Imposto de Renda começa a tramitar
Começa nesta terça-feira a tramitação da proposta do governo Lula que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil. O plano enfrenta resistência no Congresso, sobretudo quanto à compensação da renúncia fiscal.
Publicidade
O relator será o deputado Arthur Lira (PP-AL), que cobra alternativas à taxação de alta renda e dividendos, como o fim de deduções e o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para bancos. Estados e municípios temem perdas. O governo federal encaminhou na segunda-feira (5) ao Congresso o pedido de retirada da urgência constitucional do projeto.
Commodities: petróleo sobe, e minério fica estável
O petróleotem alta nesta terça-feira, em recuperação parcial das fortes perdas acumuladas nas duas sessões anteriores com planos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de ampliar sua oferta, em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio. No início da manhã, o barril do petróleo WTI para junho subia 1,16%, enquanto o do Brent para julho avançava 1,18%.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em estabilidade, a 704,50 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 96,88 em Dalian, na volta do feriado da China.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale(VALE3) recuavam 0,32% no pré-mercado de Nova York nesta manhã. Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 0,54%.
O que esperar para o Ibovespa hoje
A cautela no exterior pode pesar noIbovespa hoje, mas o avanço do petróleo é um contraponto. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação) brasileiro negociado nos EUA, estava em leve queda no pré-mercado em Nova York.
O dólar hoje tem sinais mistos, mas sobe ante algumas moedas pares do real, como o peso mexicano e a lira turca.
Publicidade
Esses e outros assuntos estão no radar do mercado financeiro hoje.