Publicidade

Colunista

Programação da Virada Cultural 2025: como conhecer São Paulo sem pesar no bolso

A Virada Cultural 2025 celebra 20 anos de arte, cultura e diversidade em São Paulo, com mais de mil atrações gratuitas em todas as regiões da cidade

A Virada Cultural 2025 celebra 20 anos de arte, cultura e diversidade em São Paulo, com mais de mil atrações gratuitas em todas as regiões da cidade (Foto: Adobe Stock).
A Virada Cultural 2025 celebra 20 anos de arte, cultura e diversidade em São Paulo, com mais de mil atrações gratuitas em todas as regiões da cidade (Foto: Adobe Stock).

A Virada Cultural é um dos maiores eventos culturais gratuitos do Brasil, promovido anualmente pela Prefeitura de São Paulo. Em 2025, o evento celebra seu 20º aniversário com o tema “20 anos em 24 horas”, oferecendo mais de mil atrações artísticas em todas as regiões da cidade nos dias 24 e 25 de maio. A programação inclui música, teatro, dança, cinema, circo, literatura e atividades infantis, distribuídas em 21 palcos e centenas de espaços culturais, como Centros Educacionais Unificados (CEUs), bibliotecas, casas de cultura e unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Sesc São Paulo participa ativamente da Virada Cultural, com uma série de atividades gratuitas em diversas unidades. Para participar das atividades realizadas em espaços fechados ou com controle de acesso, será necessário retirar ingressos com antecedência no sábado (24), um dia antes da Virada.

Os ingressos podem ser retirados online, a partir das 12h, pelo site do Sesc São Paulo ou pelo aplicativo “Credencial Sesc SP”. Quem preferir, pode fazer a retirada presencialmente nas bilheterias das unidades participantes, a partir das 16h do mesmo dia.

Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos para apresentações adultas, com limite de três sessões por CPF. Para espetáculos infantis, é possível retirar até quatro ingressos por sessão, também para no máximo três sessões. Já os ingressos para as exibições do CineSesc serão distribuídos exclusivamente nas bilheterias, uma hora antes do início de cada sessão.

Vale ressaltar que os ingressos são de graça, para o consumidor aproveitar as atrações:

Publicidade

 

Cinema gratuito durante a Virada

O cinema também terá destaque na Virada Cultural 2025, com uma série de exibições gratuitas promovidas pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Spcine. No Centro Cultural São Paulo (CCSP), serão exibidos dois filmes sul-coreanos em colaboração com o Centro Cultural Coreano no Brasil: “Uma Família Normal”, no sábado (24) às 18h, e “O Assassinato”, no domingo (25) no mesmo horário. Ambos os longas têm classificação indicativa de 14 anos.

Nos CEUs, distribuídos por todas as regiões da cidade, o público infantil poderá assistir à animação “Monstros S.A.” e ao divertido “Um Filme Minecraft”. Já os jovens e adultos terão a chance de conferir o drama brasileiro “Betânia”, da O2 Play. As sessões acontecem no domingo (25), a partir das 12h.

A Cinemateca Brasileira também participa da festa com sessões ao ar livre de dois clássicos dos Trapalhões: “Os Saltimbancos Trapalhões”, no sábado (24) às 20h, e “Os Trapalhões no Auto da Compadecida”, no domingo (25) às 19h, em uma atmosfera descontraída sob o céu da cidade.

No vão livre do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), a programação destaca grandes títulos do cinema brasileiro, como “Deus é Brasileiro”, “Dias Melhores Virão” e “Bye Bye Brasil”, além do curta “Escola de Samba Alegria de Viver”, parte da coletânea 5x Favela.

O Cine Matilha Cultural oferece uma proposta diferente com uma sessão pet friendly do filme “Flow”, no domingo (25) às 16h. Além da entrada liberada para pets, o espaço contará com uma feira de adoção de animais, ampliando o alcance social da iniciativa.

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?