• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

As melhores ações para investir em julho, segundo 9 bancos e corretoras

Cenário tem sido positivo para a Bolsa, com o Ibovespa registrando o melhor 1º semestre desde 2016

Por Beatriz Rocha

01/07/2025 | 5:00 Atualização: 01/07/2025 | 16:51

Veja as melhores ações para investir em julho de 2025. Foto: Adobe Stock
Veja as melhores ações para investir em julho de 2025. Foto: Adobe Stock

O Ibovespa terminou junho com uma alta mensal de 1,33%, encerrando o primeiro semestre de 2025 com ganhos de 15,44% – seu melhor desempenho para o período desde 2016, quando havia avançado 18,86%. No último mês, investidores acompanharam novas decisões sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos, assim como os desdobramentos das mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no País.

Leia mais:
  • Fundo de ações de dividendos sobem até 30% no ano; veja os mais rentáveis e o impacto do IR
  • Fundos de dividendos ou ETFs? Veja o que vale mais a pena para renda passiva com ações
  • Após rali do Ibovespa, Bradesco BBI aponta ações que podem brilhar no 2º semestre
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Federal Reserve (Fed) manteve as taxas de juros americanas na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano, enquanto o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic para 15% ao ano, o maior nível nominal desde julho de 2006. Em seu comunicado, o Copom antecipou uma pausa no ciclo de alta de juros no Brasil, caso o cenário esperado se confirme, mas ressaltou ser necessário manter uma postura contracionista por período ‘bastante prolongado’ para levar a inflação à meta.

Em junho, investidores também monitoraram as alterações nas regras do IOF. No início do mês, o governo federal recalibrou as alíquotas do imposto em um novo decreto, após apresentar uma Medida Provisória (MP) alternativa para compensar a perda de arrecadação com o tributo. Na área de investimentos, a proposta é cobrar uma alíquota de 5% para o Imposto de Renda (IR) para as novas emissões de títulos que hoje são isentos, como Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em relação às aplicações que seguem atualmente a tabela regressiva do IR, a ideia é estabelecer uma alíquota única de 17,5%, independentemente do tempo de investimento. Essa MP, no entanto, ainda precisa ser analisada na Câmara dos Deputados e no Senado.

Dias depois do anúncio do governo sobre as novas mudanças no IOF, o Congresso Nacional derrubou todos os decretos deste ano relacionados ao tema. Com isso, desde a última sexta-feira (27), passaram a valer as alíquotas anteriores, mais baixas, do imposto. Explicamos aqui tudo o que mudou.

No exterior, o destaque do mês foi o acordo entre Estados Unidos e China, que levou S&P 500 e Nasdaq a bater recordes de fechamento. A negociação inclui um acordo para que o país asiático acelere as exportações de minerais essenciais para os EUA e para que Washington suspenda os recentes controles de exportação sobre Pequim.

O que esperar do Ibovespa agora?

Para a segunda metade do ano, a Ágora Investimentos entende fazer sentido manter ou aumentar a exposição à parcela de renda variável nos portfólios. A corretora enxerga dois catalisadores ainda subprecificados na Bolsa de Valores local: uma flexibilização monetária e o próximo ciclo eleitoral.

Com relação aos juros, apesar de sinalizar um período prolongado de Selic elevada, o Copom não parece disposto, na visão da casa, a aumentar ainda mais o nível de restrição monetária na economia brasileira. “Portanto, quando ocorrer, o próximo movimento seria de queda nos juros. É factível imaginar que, embora elevado, o juro médio em 2026 será inferior ao juro médio deste ano”, diz a Ágora em relatório.

Publicidade

Já em termos eleitorais, embora ainda muito distante de qualquer definição, a corretora entende que, antes de 2026 chegar, os investidores passam a acompanhar com maior proximidade as notícias e a antever possíveis alternâncias em políticas econômicas, o que pode ser positivo para a Bolsa, a depender da interpretação do mercado sobre os cenários possíveis.

As melhores ações para investir em julho

O E-Investidor consultou as carteiras recomendadas de ações de nove bancos e corretoras para julho. O papel da Copel (CPLE6) foi o mais citado pelas casas, com cinco menções. Itaú (ITUB4) e Prio (PRIO3) completaram o ranking, com quatro indicações cada.

Para Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank, a Copel continua descontada na Bolsa de Valores brasileira. “Enquanto isso, as expectativas seguem positivas para a empresa, que deve entregar bons resultados no segundo trimestre de 2025”, diz.

A Ágora concorda que os fundamentos da companhia ainda não parecem totalmente precificados e mantém a empresa como uma das suas principais recomendações no setor elétrico. A casa relembra que, em maio, a Copel anunciou sua nova política de estrutura de capital, estabelecendo uma meta para a relação dívida líquida/EBITDA (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) de 2,8 vezes.

“Com base nessa nova política, estimamos que a Copel poderia pagar um dividend yield (rendimento de dividendos) de aproximadamente 12% ao ano em 2025, 2026 e 2027. Isso a tornaria a ação com maior pagamento de dividendos em nossa cobertura”, destaca.

Publicidade

Em relação ao Itaú, a corretora entende que os últimos resultados foram positivos, com destaque para a forte expansão da margem com clientes. Além disso, a percepção é de que as despesas com provisões (dinheiro reservado para cobrir os calotes dos clientes) e os empréstimos inadimplentes seguem controlados, enquanto as despesas operacionais ficaram dentro das expectativas, o que reforça a confiança na tese de ITUB4 para a segunda metade do ano.

Já a Prio está bem-posicionada, na visão do BTG Pactual, para apresentar uma evolução positiva na dinâmica de lucros, apesar de um ambiente de queda no preço do petróleo. Apesar da alavancagem relativamente alta após processo de M&A (fusão e aquisição), o banco estima que a dívida líquida/EBITDA da empresa fique abaixo de 1 vez até 2026, mesmo com as premissas conservadoras do petróleo de tipo Brent.

Veja a seguir as carteiras completas de bancos e corretoras:

Ágora Investimentos

A Ágora fez uma troca em sua carteira recomendada de ações para julho. A corretora retirou os papéis da Eletrobras (ELET6) e incluiu os da Direcional (DIRR3).

Ações
Direcional (DIRR3)
Copel (CPLE6)
BTG Pactual (BPAC11)
Multiplan (MULT3)
Embraer (EMBR3)
Itaú (ITUB4)
Suzano (SUZB3)
Petrobras (PETR4)
Sabesp (SPSP3)
Vale (VALE3)

Andbank

O Andbank realizou uma troca em sua carteira recomendada de ações, retirando os papéis da Rumo (RAIL3) e acrescentando os da Prio (PRIO3).

Ações
Copel (CPLE6)
JBS (JBSS32)
Itaú (ITUB4)
Prio (PRIO3)
Sabesp (SBSP3)

BB Investimentos

O BB mudou a sua carteira por completo para julho. Saíram Braskem (BRKM5), Gerdau (GGBR4), Natura (NTCO3), Prio (PRIO3) e Petrorecôncavo (RECV3), com inclusão de Engie (EGIE3), Embraer (EMBR3), Marcopolo (POMO4), RD Saúde (RADL3) e Telefônica Brasil (VIVT3).

Ações
Engie (EGIE3)
Embraer (EMBR3)
Marcopolo (POMO4)
RD Saúde (RADL3)
Telefônica Brasil (VIVT3)

BTG Pactual

A única mudança do mês foi a inclusão das ações da Rede D’Or (RDOR3) substituindo os papéis do Mercado Livre (MELI34).

Ações
Itaú (ITUB4)
Copel (CPLE6)
Nubank (ROXO34)
Rede D’Or (RDOR3)
Equatorial (EQTL3)
Cyrela (CYRE3)
Prio (PRIO3)
Rumo (RAIL3)
Smartfit (SMFT3)
Cosan (CSAN3)

Empiricus

Para julho, a Empiricus realizou duas alterações em seu portfólio. A corretora retirou as ações da Equatorial (EQTL3) e da Prio (PRIO3), incluindo os papéis da Energisa (ENGI11) e da Petrobras (PETR4) no lugar.

Ações
Suzano (SUZB3)
Energisa (ENGI11)
Itaú (ITUB4)
Localiza (RENT3)
Iguatemi (IGTI11)
Eletrobras (ELET6)
Cosan (CSAN3)
Porto Seguro (PSSA3)
Petrobras (PETR4)
Grupo SBF (SBFG3)

Genial Investimentos

Em relação ao mês de junho, saíram as ações da Alupar (ALUP11), CPFL Energia (CPFE3), Energisa (ENGI11), Marfrig (MRFG3), Localiza (RENT3), Sabesp (SBSP3) e Unipar (UNIP6), com entrada dos papéis do BTG Pactual (BPAC11), Copel (CPLE6), Fras-le (FRAS3), Neoenergia (NEOE3), Sanepar (SAPR11), Tenda (TEND3) e Três Tentos (TTEN3).

Ações
BTG Pactual (BPAC11)
Bradesco (BBDC4)
Cemig (CMIG4)
Copel (CPLE6)
Fras-le (FRAS3)
Neoenergia (NEOE3)
Sanepar (SAPR11)
Tenda (TEND3)
SLC Agricola (SLCE3)
Três Tentos (TTEN3)

Itaú BBA

O Itaú BBA fez uma troca na carteira. A casa retirou as ações da Equatorial (EQTL3) e incluiu as do Bradesco (BBDC4).

Ações
Copel (CPLE6)
Prio (PRIO3)
Vibra (VBBR3)
Bradesco (BBDC4)
Marcopolo (POMO4)

Planner

A Planner realizou três mudanças, retirando Caixa Seguridade (CXSE3), Engie (EGIE3) e Odontoprev (ODPV3) para acrescentar BB Seguridade (BBSE3), Log (LOGG3) e Taesa (TAEE11).

Ações
Banco do Brasil (BBAS3)
CSU (CSUD3)
Eztec (EZTC3)
Grendene (GRND3)
Fleury (FLRY3)
SLC Agrícola (SLCE3)
Weg (WEGE3)
BB Seguridade (BBSE3)
Log (LOGG3)
Taesa (TAEE11)

Terra Investimentos

A Terra fez três modificações na sua carteira recomendada de ações para julho. A corretora retirou os papéis da Caixa Seguridade (CXSE3), Petrobras (PETR4) e Santander (SANB11), incluindo os ativos da Motiva (MOTV3), Prio (PRIO3) e Weg (WEGE3).

Ações
Vale (VALE3)
Gerdau (GGBR4)
Cosan (CSAN3)
Motiva (MOTV3)
Vibra (VBBR3)
Prio (PRIO3)
Klabin (KLBN11)
JBS (JBSS32)
Eletrobras (ELET3)
Weg (WEGE3)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Bancos
  • carteira recomendada
  • Conteúdo E-Investidor
  • Corretoras
  • CPLE6
  • Ibovespa
  • itub4
Cotações
01/10/2025 12h08 (delay 15min)
Câmbio
01/10/2025 12h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Fundos de crédito deixam os de ações para trás e miram R$ 1 trilhão; veja como aproveitar essa tendência

  • 2

    Dólar tem queda em setembro e amplia perdas no ano para 13,8%; qual a projeção para outubro?

  • 3

    Em mês de recordes, Ibovespa fecha setembro com alta de 3%; o que vai mexer com o mercado em outubro?

  • 4

    Alta agressiva no radar: Tesouro IPCA+ pode chegar a 22% com ajuste nos juros

  • 5

    Veja 5 ações para ter rendimento de até 23% na primeira semana de outubro, segundo a Terra Investimentos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quantas pessoas já ganharam na +Milionária? A resposta surpreende
Logo E-Investidor
Quantas pessoas já ganharam na +Milionária? A resposta surpreende
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja o que pode fazer você perder o benefício em 2025
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja o que pode fazer você perder o benefício em 2025
Imagem principal sobre o Se tivesse investido US$ 1.000 na Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, há 10 anos, este seria o resultado
Logo E-Investidor
Se tivesse investido US$ 1.000 na Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, há 10 anos, este seria o resultado
Imagem principal sobre o Tele Sena: como fazer o resgate do valor pago?
Logo E-Investidor
Tele Sena: como fazer o resgate do valor pago?
Imagem principal sobre o Quais as diferenças entre a Tele Sena física e a digital?
Logo E-Investidor
Quais as diferenças entre a Tele Sena física e a digital?
Imagem principal sobre o MEIs atingidos por enchentes tem direito a benefício do estado; conheça o programa
Logo E-Investidor
MEIs atingidos por enchentes tem direito a benefício do estado; conheça o programa
Imagem principal sobre o Quanto custa o anel de noivado de Selena Gomez?
Logo E-Investidor
Quanto custa o anel de noivado de Selena Gomez?
Imagem principal sobre o INSS libera calendário de outubro: veja quando o pagamento vai cair na sua conta
Logo E-Investidor
INSS libera calendário de outubro: veja quando o pagamento vai cair na sua conta
Últimas: Mercado
Inadimplência do agro piora e recuperação do Banco do Brasil (BBAS3) em 2026 está em xeque, diz Itaú BBA
Mercado
Inadimplência do agro piora e recuperação do Banco do Brasil (BBAS3) em 2026 está em xeque, diz Itaú BBA

Calote total para o agro piorou 0,7 ponto porcentual em agosto, na comparação anual, para 5,1%

01/10/2025 | 10h17 | Por Bruno Andrade
Mercados globais iniciam outubro pressionados por shutdown nos EUA e queda das commodities
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais iniciam outubro pressionados por shutdown nos EUA e queda das commodities

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Dólar abre em queda diante da paralisação nos EUA e incertezas fiscais no Brasil
Mercado
Dólar abre em queda diante da paralisação nos EUA e incertezas fiscais no Brasil

Último shutdown da máquina federal americana ocorreu no primeiro mandato de Trump, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019

01/10/2025 | 09h09 | Por Bruno Andrade
Bolsas asiáticas fecham mistas, de olho em paralisação nos EUA e após pesquisa do BoJ
Mercado
Bolsas asiáticas fecham mistas, de olho em paralisação nos EUA e após pesquisa do BoJ

Sessão foi marcada por ganhos pontuais em Taiwan e Seul, enquanto China e Hong Kong seguiram fechadas

01/10/2025 | 06h35 | Por Estadão Conteúdo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador