Casais devem se aposentar juntos ou em momentos diferentes. Foto: Adobe Stock
Se aposentar é um marco importante na vida de qualquer pessoa, e quando se trata de casais, essa decisão pode parecer ainda mais complexa. Apesar de muitos sonharem em encerrar a vida profissional ao lado do parceiro, dados recentes mostram que essa prática está longe de ser comum e talvez, nem sempre seja a mais vantajosa.
Segundo uma pesquisa da Ameriprise Financial, apenas 11% dos casais se aposentam simultaneamente, embora 26% planejem fazer isso.
Os motivos para isso podem ser variados, mas um dos principais é que a realidade financeira e os desafios do início da aposentadoria acabam fazendo com que muitos optem por caminhos escalonados. Confira três motivos por que os casais devem considerar se aposentar em momentos diferentes:
1. Aproveitamento máximo dos benefícios da Previdência Social
Um dos principais motivos para casais considerarem a aposentadoria em momentos diferentes está relacionado ao planejamento da Previdência Social. Quando um dos cônjuges continua trabalhando, é possível postergar esse recebimento e, assim, maximizar o benefício.
2. Oportunidade de ampliar as economias
A transição da fase de poupança para a de gastos costuma ser uma das partes mais desafiadoras da aposentadoria.
Muitos não se sentem prontos financeiramente para esse novo ciclo, especialmente em um cenário de longevidade crescente. Adiar a aposentadoria de um dos cônjuges permite que a família continue economizando e se preparando melhor para uma aposentadoria longa e financeiramente segura.
3. Cobertura de saúde mais acessível
A questão da saúde também pesa nessa equação. Manter um dos cônjuges no mercado de trabalho permite usufruir de planos de saúde pagos pelo empregador, muitas vezes com cobertura estendida ao parceiro.
A aposentadoria é uma jornada que exige planejamento, diálogo e estratégia. Ao considerar se aposentar em momentos diferentes, casais podem não apenas reduzir riscos financeiros, mas também construir um futuro mais estável e confortável.