A Receita Federal distribuiu até o momento, no ano de 2025, R$ 36.690.346.875 em restituições de Imposto de Renda (IR) apuradas em um total de 22.679.085 declarações. Nesse ano, quem usou simultaneamente a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento dos valores via Pix teve preferência para receber a restituição neste ano.
Segundo esta reportagem do E-Investidor, embora inicialmente tenha sido estabelecida a liberação dos valores em 5 lotes entre os meses de maio a setembro de 2025, a eficiência no processamento das declarações permitiu que os contribuintes recebessem o dinheiro até o 4º lote, pago em 29 de agosto.
Isso significa que o 5º lote da restituição foi cancelado?
Não, o 5º lote não foi cancelado, e sim adiado, sendo pago junto com o 4º lote, no dia 29 de agosto, para as declarações entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências.
Os contribuintes que ainda não tiveram sua restituição liberada devem acessar a página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” para uma consulta completa da situação da declaração, por meio do “Extrato do Processamento”.
Se for identificada alguma pendência, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que estejam equivocadas.
Calendário dos lotes de restituição do IR 2025
Todos os lotes principais já foram pagos. Confira a data de cada pagamento:
Primeiro lote regular: 30 de maio – já foi pago;
Segundo lote regular: 30 de junho – já foi pago;
Terceiro lote regular: 31 de julho – já foi pago;
Quarto lote regular: 29 de agosto – já foi pago.
Agora a Receita deve repassar os valores aos contribuintes que caíram na malha fina, por meio de lotes residuais, já que o 5º lote da restituição já foi pago.