Veja a operação nas bolsas de NY hoje
(Foto: Adobe Stock)
Os índices futuros das bolsas de Nova York operam perto da estabilidade nesta quarta-feira (17), após o fechamento negativo de Wall Street ontem. Investidores na expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) corte juros pela primeira vez este ano, no meio da tarde.
Os mercados operam com certa cautela, apesar da expectativa unânime de que o Fed cortará o juro básico norte-americano. O movimento vem diante de recentes sinais de fraqueza no mercado de trabalho dos EUA.
Nesta manhã, pesquisa no Reino Unido mostrou que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) britânico permaneceu no elevado patamar de 3,8% em agosto. Logo mais, serão publicados dados finais do CPI da zona do euro referentes a agosto.
Dow Jones hoje: os principais assuntos do mercado nesta Super Quarta (17)
Wall Street está convencida da queda dos juros
Investidores acompanham atentos a mais uma Super Quarta, dia em que os bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil anunciam suas decisões de política monetária.
O Federal Reserve deve cortar os juros pela primeira vez desde dezembro. O mercado espera o BC americano reduza taxas de juros em 0,25 ponto percentual, levando a taxa para o intervalo de 4% a 4,25%. Segundo o FedWatch, da CME Group, a chance de corte de 0,25 ponto-porcentual nos juros é de 94% às 8h36 (de Brasília).
A dúvida é se Jerome Powell dará pistas sobre os próximos passos da política monetária, em um momento de forte pressão do presidente Donald Trump por reduções adicionais dos juros.
No Brasil, a Selic deve permanecer estável em 15% ao ano e o comunicado tende a manter o mesmo tom do anterior.
O Fed divulga sua decisão de juros nos EUA às 15h, seguida de coletiva de imprensa do presidente Jerome Powell. No final da tarde, o Copom divulga sua decisão de política monetária.
Nvidia cai com suspensão de produtos da China
A Nvidia (NVDC34) opera em baixa no pré-mercado de Nova York, após relatos de que a China orientou as maiores empresas de tecnologia do país a pararem de comprar chips de Inteligência Artificial (IA) da gigante de tecnologia americana. Às 8h38 (de Brasília), a ação da Nvidia caía 1,53% no pré-mercado.
Dólar avança, enquanto Treasuries recuam
O dólar hoje opera em alta ante outras moedas de economias desenvolvidas nesta quarta-feira, revertendo parte das perdas que acumulou nos últimos dois dias. Já os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam em baixa, na terceira sessão consecutiva de perdas.
Cotação dos índices futuros em Nova York
Às 8h40 (de Brasília), no mercado futuro, o Dow Jones subia 0,05%, enquanto o S&P 500 cedia 0,06% e o Nasdaq recuava 0,06%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – tinha alta de 0,18%, a 96,80 pontos.