A iniciativa faz parte da World Investor Week, que, nesta edição, discute a “Tecnologia e Finanças Digitais, Inteligência Artificial (IA) e Prevenção de Fraudes e Golpes”, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da educação financeira e proteção dos investidores.
“A educação financeira é essencial para promover autonomia e liberdade nas decisões econômicas. Estamos comprometidos em expandir esse conhecimento de maneira didática e acessível, capacitando jovens e adultos a gerenciar suas finanças de forma eficaz, em busca de uma maior segurança financeira para toda a sociedade”, diz Bruna de Caro, superintendente de Publicidade, Marketing, Canais Digitais e Educação na B3, em nota.
A WIW é promovida pela International Organization of Securities Commissions (IOSCO) e coordenada, no Brasil, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Arthur Vieira de Moraes, professor de educação financeira da B3, abre a live com uma apresentação de 20 minutos sobre conceitos essenciais, como endividamento, orçamento pessoal e reserva de emergência.
Em seguida, os planejadores financeiros da Planejar — Felipe Quiodine, Will Liveiros e Vivien Aucar — conduzem, em 40 minutos, a análise de estudos de caso práticos:
Endividamento e recuperação financeira: João, 28 anos, enfrenta dificuldades com cartão de crédito;
Organização financeira pessoal: Maria, 24 anos, recém-formada, busca estruturar suas finanças;
Poupança e reserva de emergência: Lucas, 30 anos, quer iniciar a criação de uma reserva financeira.