Na tradição da Igreja Católica, São Sebastião é lembrado como um soldado romano condenado à morte no ano 286 por sua postura considerada branda com prisioneiros cristãos, perseguidos à época. Sua memória é lembrada com missas, procissões e celebrações populares.
A data é considerada feriado apenas em municípios que instituíram a celebração por meio de leis locais, geralmente por São Sebastião ser o padroeiro da cidade. Entre eles, estão: Rio de Janeiro (RJ), São Sebastião do Alto (RJ), São Sebastião (SP), Suzano (SP), Valinhos (SP), Ibotirama (BA), Brumadinho (MG) e Capitólio (MG).
Dia de São Sebastião: o que funciona no feriado de 20 de janeiro de 2026?
Por se tratar de feriado municipal ou ponto facultativo, serviços públicos essenciais seguem funcionando normalmente, como pronto atendimento em saúde, coleta de lixo, serviços de limpeza urbana e plantões em Centros de Educação Infantil.
Já o funcionamento das agências bancárias em feriados municipais segue as regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nas cidades onde o dia 20 de janeiro é feriado, os bancos permanecem fechados. Para saber se o feriado se aplica ao seu município, é possível consultar a lista oficial no site da Febraban.
Boletos, contas de consumo e faturas com vencimento marcado para o dia 20 poderão ser pagos no próximo dia útil, quarta-feira (21), sem cobrança de multa ou juros, conforme as normas do sistema bancário.
Os canais digitais, como internet banking e aplicativos, funcionam normalmente durante o feriado, permitindo pagamentos e agendamentos. No entanto, operações que dependem de compensação bancária, como TEDs e liquidação de boletos, só são processadas no dia útil seguinte. O Pix, por sua vez, permanece disponível 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana.
Além disso, agências dos Correios, prefeituras e repartições públicas municipais não funcionam nas cidades onde o feriado de São Sebastião é oficialmente adotado.