• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

‘NFTribos’: indígenas lançam NFTs para levantar recursos às comunidades

As peças comercializadas serão diversas, desde artesanatos e pinturas digitalizadas até música e documentários

Por Jenne Andrade

10/07/2021 | 7:00 Atualização: 08/07/2021 | 13:19

Zahy Guajajara, artista indígena, irá lançar um album multimídia em NFT. Foto: Renato Mangolin
Zahy Guajajara, artista indígena, irá lançar um album multimídia em NFT. Foto: Renato Mangolin

Representantes das etnias Guajajara, Bororo, Fulni-ô, Guarani Mbya e Coletivo OCA (Observatório Cultural das Aldeias Artesãs) lançam em 9 de agosto o ‘NFTribos’, primeira galeria de NFTs de artes indígenas do mundo. A iniciativa acontece em parceria com o BrasilNFT, site de notícias sobre arte e tecnologia. O lucro será totalmente revertido para os artistas e seus povos originários.

Leia mais:
  • Código original da World Wide Web é colocado em leilão como NFT
  • Atlético Mineiro lança coleção de camisas históricas em NFT
  • Coca-Cola e Cristiano Ronaldo: entenda tudo por trás da polêmica
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para quem não conhece, NFTs são ativos digitais únicos e não replicáveis, que possuem uma espécie de ‘selo criptográfico’ feito por meio de tecnologia blockchain. A nova maneira de comercializar produções artísticas vem chamando atenção de colecionadores e leilões do mundo todo. No caso das artes indígenas, as peças comercializadas vão de artesanato e pinturas digitalizadas até músicas e documentários.

A ideia é que cada comprador leve, além de uma NFT, algumas artes físicas que virão com um chip único instalado. Dessa forma, será possível acessar conteúdos extras, como a história da etnia responsável por aquela produção e a importância da luta dos povos originários na defesa do planeta. Os tokens serão criados em formato de geração de royalties e, toda vez que forem revendidos, as etnias correspondentes recebem novo aporte financeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Essa é uma excelente iniciativa e esperamos, juntos, construir diretrizes para dar visibilidade e oportunidade de comercializar todos os trabalhos artesanais e culturais de nosso pertencimento. Isso levará esperança e ativará o ânimo e a perseverança em nossas comunidades!”, ressaltou o Pajé e Presidente da Academia de Saberes Indígenas Marcio Paromeriri.

A ideia tem o potencial de alavancar recursos para as comunidades indígenas. O dinheiro poderá ser revertido para obras de infraestrutura, alimentos, itens de higiene, além de melhora das condições de segurança, educação e saúde.

A conversa sobre a criação da galeria digital de arte indígena já vem acontecendo há alguns meses entre os cofundadores do BrasilNFT, Juliana Antela, Luciano Vassan, Manu Rangel e Raphael Kling, e os representantes e ativistas Zahy Guajajara, Aritana Ribeiro Verissimo, Marcio Paromeriri, Jurema Nunes de Oliveira e Darci Tupã e Cris Papiõn.

“Os NFTs estão me ajudando a olhar o futuro com mais esperança nesse momento. Nós, os povos originários, precisamos de estratégias de sobrevivência e o BrasilNFT pode ser a nossa nova aliada para seguirmos no enfrentamento e abrir os olhos do mundo para mostrar nossas capacidades e habilidades através das artes diversas. Somos atuais e futuristas”, complementa Guajajara, que é cantora e atriz.

Publicidade

Segundo a BrasilNFT, Guajajara também será a primeira artista indígena do mundo a lançar um álbum multimídia em NFT. O primeiro single multimeios do trabalho está previsto para chegar às plataformas ainda este mês.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Criptomoeda
  • Investimentos
Cotações
13/10/2025 16h50 (delay 15min)
Câmbio
13/10/2025 16h50 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Seu filho deve pensar que você tem menos dinheiro do que realmente tem”, diz influenciador Papai Financeiro

  • 2

    Ela encontrou um novo jeito de vender casas de alto padrão: zombar dos ricos

  • 3

    Trump anuncia tarifa extra de 100% à China: qual o impacto para o mercado?

  • 4

    Educação financeira no Dia das Crianças: guia prático de mesada, hábitos e atividades que funcionam para falar de dinheiro

  • 5

    H&M chega ao Brasil, mas vale mais a pena do que Zara e Renner para o seu bolso?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Você sabe o que foi o Bovespa?
Logo E-Investidor
Você sabe o que foi o Bovespa?
Imagem principal sobre o Warren Buffett: como o bilionário escolhe os melhores tipos de investimento?
Logo E-Investidor
Warren Buffett: como o bilionário escolhe os melhores tipos de investimento?
Imagem principal sobre o Estes eletrodomésticos de cozinha usados vão te fazer economizar muito dinheiro
Logo E-Investidor
Estes eletrodomésticos de cozinha usados vão te fazer economizar muito dinheiro
Imagem principal sobre o Estas 4 ações vão te ajudar a ter uma aposentadoria mais segura
Logo E-Investidor
Estas 4 ações vão te ajudar a ter uma aposentadoria mais segura
Imagem principal sobre o Reserva de emergência com FGTS: onde aplicar?
Logo E-Investidor
Reserva de emergência com FGTS: onde aplicar?
Imagem principal sobre o Como solicitar o extrato do pagamento do INSS por telefone?
Logo E-Investidor
Como solicitar o extrato do pagamento do INSS por telefone?
Imagem principal sobre o Auxílio Emergencial: veja se você deve devolver o benefício ao governo
Logo E-Investidor
Auxílio Emergencial: veja se você deve devolver o benefício ao governo
Imagem principal sobre o Bolsa Família: beneficiários estão realmente saindo de empregos informais?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: beneficiários estão realmente saindo de empregos informais?
Últimas: Investimentos
SHPH11, KNCR11 e outros 54 FIIs do Ifix pagam dividendos de até R$ 5 por cota nesta semana
Investimentos
SHPH11, KNCR11 e outros 54 FIIs do Ifix pagam dividendos de até R$ 5 por cota nesta semana

Os pagamentos são válidos apenas para os cotistas com posição nos FIIs até o dia 30 de setembro; confira calendário

13/10/2025 | 09h46 | Por Daniel Rocha
Alugar imóvel ou investir em fundos imobiliários: o que rende mais hoje?
Investimentos
Alugar imóvel ou investir em fundos imobiliários: o que rende mais hoje?

Com Selic alta e FIIs descontados, especialistas explicam quando vale mais a pena investir em imóveis físicos e quando apostar em fundos imobiliários

13/10/2025 | 09h32 | Por Murilo Melo
Adeus à Bolsa: OPAs podem gerar perdas de até 90% para o investidor
Investimentos
Adeus à Bolsa: OPAs podem gerar perdas de até 90% para o investidor

Cada vez mais empresas estão deixando a B3 em meio a juros altos e desconto nas ações; novas regras da CVM para OPAs devem favorecer novas saídas, dizem especialistas

13/10/2025 | 05h30 | Por Luíza Lanza
COEs prometem proteção, mas risco pode levar à perda total como no caso Ambipar; veja o guia rápido para decidir se vale investir
Investimentos
COEs prometem proteção, mas risco pode levar à perda total como no caso Ambipar; veja o guia rápido para decidir se vale investir

Ativos ganham espaço nas carteiras de investidores com promessa de alinhar retorno da renda variável com segurança da renda fixa

10/10/2025 | 10h04 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador