Os investidores aguardam a nova temporada de balanços nos EUA, que trará resultados trimestrais de alguns dos maiores bancos do país nesta semana. Além disso, dúvidas em torno do variante delta do coronavírus e seus possíveis impactos sobre a recuperação econômica mundial seguem no radar. Os juros dos Treasuries operam em baixa, assim como os contratos futuros do petróleo.
No cenário doméstico, o tom negativo no exterior pode influenciar os negócios locais, assim como os desdobramentos no campo político.
Além disso, o dólar mais forte ante outras moedas emergentes também pode pesar sobre o real
em dia de agenda global esvaziada.
Agenda econômica 12/07
Brasil: A agenda local traz a pesquisa mensal de serviços de maio, amanhã; o IBC-Br de maio, na quarta-feira; e o IGP-10 de julho, na sexta-feira. Hojem mais cedo saiu a pesquisa Focus, o IPC-Fipe e a 1a prévia de julho do IGP-M.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,86% na primeira quadrissemana de julho, acelerando frente ao ganho de 0,81% observado no fechamento de junho. O IGP-M recuou 0,04% na primeira prévia de julho, após ter avançado 1,24% na primeira prévia de junho. No ano, o IGP-M acumula uma alta de 15,04%. Em 12 meses, a taxa ficou em 32,74%.
EUA: A quarta-feira terá como destaque a apresentação de um relatório de política monetária pelo presidente do Fed, Jerome Powell, no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representante. Além disso, o BC americano publica o Livro Bege no mesmo dia. Na quinta-feira, será conhecida a produção industrial de junho. Na sexta-feira, saem o CPI de junho e vendas no varejo. A temporada de balanços dos EUA traz amanhã JPMorgan e Goldman Sachs; Wells Fargo, Bank of America e Citigroup, na quarta-feira; e Morgan Stanley, na quinta-feira.
Europa: Hoje o Eurogrupo realiza reunião. Na quarta-feira, o Reino Unido divulga a inflação ao consumidor (CPI). Na sexta, tem a balança comercial da zona do euro.
Ásia: Na sexta-feira será conhecida a decisão de política monetária do Banco do Japão.