Publicidade

Mercado

Louise Barsi: “Empresas devem analisar novos tipos de bonificação”

As empresas devem analisar outras estratégias de distribuição de lucro, como a recompra de ações

  • A economista e sócia fundadora da Ações Garantem o Futuro (AGF) Louise Barsi participou da live do E-Investidor nesta quarta-feira (8)
  • Com a Reforma do IR, ela diz que as empresas vão analisar se vale a pena continuar distribuindo dividendos ou se devem mudar o tipo de bonificação aos acionistas, como a recompra de ações
  • A recompra de ações é uma operação em que uma empresa compra as ações de sua própria emissão, negociadas no mercado secundário. Ou seja, elas aem de circulação e passam a integrar a conta de ações em tesouraria

(João Santos, especial para o E-Investidor) – Com a Reforma do IR, aprovada na Câmara e encaminhada para o Senado Federal, as empresas vão analisar a partir de agora se vale a pena continuar distribuindo dividendos ou se devem mudar o tipo de bonificação aos acionistas. O alerta foi feito pela economista Louise Barsi durante live do E-Investidor nesta quarta-feira (8).

Para Louise, que é sócia fundadora da Ações Garantem o Futuro (AGF) e colunista do E-Investidor, é um pouco cedo para especular o posicionamento das companhias. A especialista, no entanto, ressalta que elas sempre buscam pagar a menor quantidade de impostos, e devem analisar outros tipos de estratégias de distribuição de lucro, como a recompra de ações.

Chamada também de buyback, a recompra de ações é uma operação em que uma empresa compra as ações de sua própria emissão, negociadas no mercado secundário. As ações recompradas saem de circulação e passam a integrar a conta de ações em tesouraria. Isso significa que essas ações não terão direito a proventos, fazendo com que no momento da distribuição o dividendo por ação seja maior.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por causa de alternativas como essas, a filha do maior investidor individual da Bolsa, Luiz Barsi, mostra que não há motivos para o investidor se desesperar com a Reforma. “Este tipo de tributação de dividendos acontece no resto do mundo e isso não fez com que acabassem os dividendos nestes lugares”, explica Louise.

Ela disse ainda que, em momentos de mudanças e crises, como a que acontece neste momento no Brasil, são consideradas como oportunidades para o Jeito Barsi de Investir. “Tensões políticas e econômicas não faltam no Brasil, e não devem deixar de existir. O Jeito Barsi de Investir enxerga essas questões como ruídos, e que ao final a Bolsa vai refletir o longo prazo os resultados das empresas. Assim, surgem oportunidades de mercados para investir em algumas empresas que não sofrem em seus resultados, mas sofrem em preços, então surgem oportunidades.”

O Jeito Barsi de Investir ensina que os investidores devem comprar ações de boas empresas a bons preços e que paguem bons dividendos. Louise destacou empresas que costumam ter esse perfil, as chamadas “empresas BEST” (bancos, energia, saneamentos, seguro e telecomunicações) que fazem parte de setores que conseguem crescer independente dos ruídos.

Confira a live completa para ficar por dentro de todas as dicas de Louise Barsi sobre dividendos e recompras de ações.

Publicidade

 

 

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos