O que este conteúdo fez por você?
- Para investir e ganhar dinheiro na bolsa, a única necessidade é ter disciplina. O mercado financeiro é para todos aqueles que o querem.
- Modo de “chegar lá” é justamente por meio de algo que gera em muitas pessoas a ansiedade, o medo, a desconfiança e, por vezes, uma empolgação sem limites que gera decisões tomadas por impulso, com olhos apaixonados demais: o investimento
Liberdade: estamos sempre falando dela, não é mesmo? Nosso direito de ir e vir, frequentar o ambiente que quisermos, interagir com quem quisermos, comprar o que tivermos vontade. É comum falarmos, porém não temos a chance de vivenciar, em algum nível, muitos desses pontos.
Leia também
Existe um tipo de liberdade que abre portas e traça bons caminhos em direção a essa possibilidade: a liberdade financeira. E esse é um assunto que deve ser tratado com cuidado, porque o modo de “chegar lá” é justamente por meio de algo que gera em muitas pessoas a ansiedade, o medo, a desconfiança e, por vezes, uma empolgação sem limites que gera decisões tomadas por impulso, com olhos apaixonados demais: o investimento. Diria até que alguns tratam o tema com um toque de mágica, como se em uma tacada de sorte na bolsa de valores a riqueza fosse bater à porta para nunca mais ir embora.
Dito isso, o ponto aqui é desmistificar o ato de investir e abrir os olhos dos brasileiros para o conhecimento, pois somente com conhecimento será possível transformar a educação financeira do País. Não importa qual seu gênero, idade, profissão, enfim. Para investir e ganhar dinheiro na bolsa, a única necessidade é ter disciplina. O mercado financeiro é para todos aqueles que o querem.
Publicidade
Muitos ouvem falar em bolsa de valores e pensam que não são capazes de conseguir resultados positivos. A estratégia não é complexa, na verdade. Ela envolve três passos, basicamente: comprar barato, vender caro ou não fazer nada, por ora. Trata-se de uma análise de comprar barato e vender caro.
Claro, estamos de fato falando de um mercado de risco. Mas riscos nós corremos todos os dias. A chave é se munir de conhecimento sobre como funciona o mercado e ter consciência da própria flexibilidade financeira. Dessa forma, os riscos serão medidos, calculados e dificilmente uma surpresa arrebatadora vai colocar tudo a perder, de forma irreversível.
Perder. Tocamos em mais uma palavra delicada. Deve fazer parte da consciência de quem investe, ou de quem deseja começar a investir, que perder não é inevitável. Não se ganha sempre, em todas as operações, mas o importante é entender que o principal, no final das contas, é ganhar mais e perder menos, e não nunca perder.
Por isso, é essencial não operar com um dinheiro que você não esteja disposto a abrir mão, assim como não fazer uso de um capital que você vai precisar em curto prazo. Outro ponto importante é procurar diversificar a carteira. Dessa forma, se uma empresa de um determinado ramo vai mal, você segura as pontas, ou até consegue bons lucros, com o investimento feito em outra.
Publicidade
É possível começar com aproximadamente 100 reais, por exemplo. E, a partir desse ponto, seguir crescendo e construindo seu patrimônio. Ninguém fica rico da noite para o dia. Como tudo na vida, investir e ganhar dinheiro na bolsa requer disciplina, constância e paciência.
Aprimore o conhecimento, é ele que vai te libertar. Trace estratégias e confie nelas. É assim que se chega na tranquilidade, na flexibilidade do seu dia a dia e na tão sonhada liberdade financeira.