Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto é especialista em investimentos, com mais de 15 anos de experiência, além de ser o apresentador e financista do Canal de YouTube 1Bilhão Educação Financeira, com mais de 300 mil inscritos e 12 milhões de visualizações em pouco mais de 1 ano de trabalho. Atualmente, com 36 anos de idade, Fabrizio é palestrante e autor do livro “De Endividado a Bilionário”.

Escreve às terças e quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

A renda fixa se transformou em ‘perda fixa’ em pleno coronavírus?

Esse tipo de investimento é a máscara de proteção de toda carteira

Homem com máscara em uma bolsa de valores (Foto: Aly Song/Reuters)

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu novamente a taxa básica de juros, a Selic, saindo de 3,75% para 3%. Mas, o que isso muda na minha vida ou na sua? Ou nos nossos investimentos?

A renda fixa morreu?

Eu sei que muitos que deixam o dinheiro, principalmente a reserva de emergência ou de oportunidade, no já conhecido 100% do CDI ficaram preocupados se ainda vai valer a pena esse tipo de ativo.

Porém, antes de explicar sobre isso, é importante ressaltar a importância da renda fixa – sim, renda fixa e não “perda”’ fixa como muitos estão chamando. Além disso, nessa crise causada pelo novo coronavírus (covid-19) já deu para perceber a sua importância.

Como a Selic sofreu cortes atrás de cortes foi comum os investidores chamando a renda fixa de “perda” fixa e alocando todo o dinheiro em renda variável. Muitos chegaram a colocar tudo na bolsa de valores, ou seja, em ações. Investir na bolsa de valores no bull market foi fácil. Muitos que entraram em 2019, quando a bolsa atingiu os 100 mil pontos, viram a valorização das ações e decidiram “apostar” tudo. E, digo apostar pois falo daqueles investidores que não tinham um planejamento. Só viram as ações valorizando e decidiram que bastava colocar o dinheiro neste tipo de investimento e aguardar a multiplicação dos pães.

Então a melhor opção no coronavírus é investir na bolsa de valores?

Porém, o que ninguém esperava era que o vírus fosse gerar um caos e a bolsa despencaria, acionando o circuit breaker 6 vezes seguidas só no mês de março. O covid-19 trouxe não só o caos do vírus e a bolsa despencando, mas também a quarentena, com comércio, empresas e indústrias fechadas. Ou seja, o país diminuiu muito o seu ritmo e podemos ver o nosso PIB cair 10%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Seja para quem perdeu o emprego ou para quem teve sua renda diminuída, a renda fixa sempre terá a sua importância, assim como ela tem até mesmo em países com juros negativos. O ano de 2020 será marcado pelo fato de ser possível ver que, sim, o CDB, a LCI, a LCA, os Fundos DI têm a sua importância dentro da carteira de investimentos e sempre será assim.

Já o investidor que tinha planejamento e organização financeira não sentiu tanto os impactos, pois além da reserva de emergência, para eventuais necessidades imediatas, ele ainda pode fazer um rebalanceamento em sua carteira, ou seja, migrando parte do dinheiro da renda fixa para a variável.

São em momentos assim que vemos que, por mais que a Selic tenha sofrido mais um corte, a renda fixa ainda tem o seu papel e é um papel muito importante. É necessário ter um dinheiro rendendo, mesmo que pouco, e não correndo risco.

Ações ou 100% do CDI: a importância do planejamento financeiro

Agora respondendo à pergunta que muitos dos investidores com 100% da reserva de emergência no do CDI estão se fazendo: ainda vale a pena?

Vamos lembrar que esse tipo de investimento jamais foi feito para render, mas sim, para proteger o seu dinheiro contra a inflação e poder ser uma ferramenta que resolve a sua vida financeira em um momento de caos, como o coronavírus. É a máscara de segurança da sua carteira.