• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Por que evitar empresas cíclicas e alavancadas em sua carteira

Grande parte dessas companhias, como as varejistas, possuem as menores margens de lucro da economia

Por Jonas Carvalho, CEO da Hike Capital

30/07/2024 | 15:56 Atualização: 30/07/2024 | 15:56

Receba esta Coluna no seu e-mail
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

O termo cíclico refere-se a empresas cuja receita e níveis de lucro oscilam de forma brusca e acompanham os ciclos da economia mundial, o que torna essas empresas vulneráveis quando a saúde do sistema financeiro entra em colapso. Em outras palavras, as ações de empresas cíclicas contemplam companhias responsáveis por oferecer produtos ou serviços considerados supérfluos, cujo consumo pode ser evitado pela população em momentos de dificuldades, quando não restam renda disponível das famílias em excesso aos gastos essenciais.

Leia mais:
  • Veja as ações de educação em destaque para o próximo trimestre, segundo o Santander
  • Buffett muda estratégia e diminui investimento bilionário em duas ações; veja quais
  • As estratégias vencedoras das principais gestoras de fundos de ações
Cotações
11/04/2026 10h37 (delay 15min)
Câmbio
11/04/2026 10h37 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Grande parte das empresas cíclicas, como as que atuam no segmento varejista, possuem as menores margens de lucro da economia, como reflexo de uma competição acirrada no setor, e apenas são rentáveis quando comercializam enormes volumes de produtos, o que ocorre apenas em cenários nos quais a economia está aquecida, com juros e inflação reduzidos. Investir nessa classe de ações cíclicas exige um estudo detalhado de suas vantagens competitivas e como é possível se diferenciar das concorrentes, assim como em se adaptar às rápidas mudanças no estilo de consumo.

As elevadas incertezas ao redor das ações de empresas cíclicas não agradam aos investidores. O Brasil é uma economia com falhas graves no sistema monetário, tributário e judicial, o que reflete em juros e inflação historicamente elevados quando comparado ao retorno que essas companhias podem oferecer ao investidor Isso reduz o potencial de valorização consistente dessas ações.

Publicidade

É de extrema importância que o investidor reconheça o excesso de riscos inerentes às empresas sensíveis para que não aloque um percentual acima de 5% do seu portfólio de renda variável nessa classe de ações. Além disso, não se deve permanecer posicionado no investimento em cenários turbulentos. Em momentos de euforia na bolsa de valores, quando as ações de empresas cíclicas alcançam múltiplos de preço/lucro extremamente alto, é o momento ideal para se desfazer dessas aplicações.

Evite ao máximo comprar ações de empresas sem vantagens competitivas, presentes em setores com intensa competição e baixo retorno (ROIC) oferecido pelo seu modelo de negócios, como vistos nos segmentos de varejo e vestuário, eletrodomésticos, alimentício, companhias aéreas, cosméticos, cuidados pessoais, lazer, viagens, shoppings, construção civil e incorporações, educação, entre outros. Modelos de negócio que implicam em margens de lucro baixas tornam as empresas vulneráveis às crises econômicas, a partir do momento que são companhias que fazem uso recorrente de dívidas para arcar com seus custos e despesas.

A grande dificuldade desses setores é acompanhar a inovação e a chegada de novos concorrentes, dada a baixa barreira de entrada que essas empresas possuem para lidar com a competição, reflexo de um baixo volume de investimento necessário para abrir uma nova loja de roupa e concorrer com a Lojas Renner (LREN3) ou o Grupo Soma (SOMA3), por exemplo. Em momentos de aperto monetário, empresas desses setores e com poucos diferenciais competitivos veem suas ações sofrerem fortes desvalorizações como vistos ao longo dos últimos 3 anos. Fuja do varejo!

Sobre Jonas Carvalho

CEO da Hike Capital. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP- FGV), com ênfase em Finanças. Estudou Corporate Finance e Security Analysis, na Columbia University em Nova Iorque. Na Escola de Direito de São Paulo (FGV-Law), Jonas é pós graduando em Gestão Planejamento Patrimonial e Sucessório.

Idealizador e sócio fundador da Hike, Jonas também trabalhou no Bank of America Merrill Lynch no time de investment banking, na Geo Capital no time de investimentos e é associado fundador da ABCVM (Associação Brasileira dos Consultores de Valores Mobiliários).

Hike Capital

A Hike Capital é uma gestora de investimento que oferece planejamento patrimonial, tributário e sucessório, além da gestão de volatilidade. Atua de forma independente através do modelo fee based only.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Bolsa de valores
  • Carteira
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Empresas
  • empresas cíclicas
  • Investidores
  • Investimentos
  • Lucro
  • Varejo

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Cessar-fogo derruba dólar ao menor nível em dois anos — pode ficar abaixo de R$ 5?

  • 2

    Ibovespa hoje renova recorde aos 197 mil pontos e dólar cai a R$ 5 pela primeira vez em dois anos

  • 3

    Ibovespa renova recorde pela 15ª vez no ano com petróleo em alta

  • 4

    Gestoras de “special sits” avançam no Brasil e entregam retornos de até 40% ao ano

  • 5

    Herança e espólio no IR 2026: como declarar sem cair na malha fina

Publicidade

Quer ler as Colunas de Espaço do Especialista em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quer migrar do saque-aniversário para o saque rescisão? Atente-se ao prazo de carência
Logo E-Investidor
Quer migrar do saque-aniversário para o saque rescisão? Atente-se ao prazo de carência
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem tem direito ao cashback do IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem tem direito ao cashback do IR?
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Imagem principal sobre o O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Logo E-Investidor
O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Imagem principal sobre o 15 doenças que dão direito à aposentadoria
Logo E-Investidor
15 doenças que dão direito à aposentadoria
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: veja as prioridades para receber a restituição
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: veja as prioridades para receber a restituição
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Últimas: Colunas
Autocuratela: quem decide quando você não pode mais decidir?
Samir Choaib
Autocuratela: quem decide quando você não pode mais decidir?

O caso envolvendo herdeira das Casas Pernambucanas reacende um ponto ignorado por famílias ricas: quem decide quando você não pode mais decidir?

11/04/2026 | 06h00 | Por Samir Choaib
Entre mísseis e commodities: Brasil resiste — mas não está imune ao mundo fragmentado
Eduardo Mira
Entre mísseis e commodities: Brasil resiste — mas não está imune ao mundo fragmentado

Choque geopolítico mexe com petróleo, inflação e juros, enquanto o país se beneficia de commodities e diferencial de taxas — mas segue exposto aos efeitos indiretos da crise

10/04/2026 | 14h50 | Por Eduardo Mira
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade

Aumento de gastos públicos voltados à distribuição de dinheiro pode reduzir a capacidade de financiar setores produtivos, impactando a geração de empregos

09/04/2026 | 13h26 | Por Fabrizio Gueratto
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico
Einar Rivero
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico

Resultado das empresas revela um cenário de crescimento relevante, mas com qualidade desigual

08/04/2026 | 13h38 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador