• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O Brasil de(s)colou dos demais emergentes?

Mesmo com dados econômicos positivos, o País está com o câmbio nas alturas e uma curva de juros estressada

Por Bruno Funchal

03/07/2024 | 9:33 Atualização: 03/07/2024 | 9:33

Receba esta Coluna no seu e-mail
Dinheiro, mapa e bandeira do Brasil (Foto: Adobe Stock)
Dinheiro, mapa e bandeira do Brasil (Foto: Adobe Stock)

Imagine que um marciano pousou sua espaçonave no planeta Terra, mais especificamente no Brasil. Ele tem interesse em economia e, procura alguns dados sobre a economia local para entender a situação. Alguns dados chamam atenção. O desemprego está em níveis historicamente baixos, o PIB surpreende ano após ano, a inflação controlada e a balança comercial apresenta resultado forte pelo segundo ano consecutivo. No entanto, há algo estranho: por que o câmbio dispara e a curva de juros está tão estressada? Esse marciano é operador do mercado financeiro em Marte, e ele se pergunta o motivo.

Leia mais:
  • Efeitos macroeconômicos da inteligência artificial
  • O dilema do Fed sobre os juros é pauta da reunião de primavera do FMI
  • Qual é o papel da Inteligência Artificial (IA) nos investimentos?
Cotações
29/04/2026 13h49 (delay 15min)
Câmbio
29/04/2026 13h49 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É com essa dicotomia que nos deparamos. Nas últimas semanas, temos observado diversos sinais de estresse nos preços dos ativos brasileiros, principalmente refletidos na curva de juros e na desvalorização do real frente ao dólar. Paradoxalmente (ou não), temos visto diversos números da nossa economia surpreendendo positivamente.

Essa dicotomia não é de surpreendente, afinal os parâmetros econômicos estão associados a uma fotografia de um período curto que acabou de acontecer, enquanto os preços de mercado estão associados a toda trajetória futura de diversos números econômicos. A mensagem que temos visto embutida nas curvas de juros e no câmbio é “Cuidado! Perigo à frente!”.

Publicidade

Mas que perigo seria esse? Nas últimas semanas, muito se foi falado de dois temas fundamentais para a saúde da economia brasileira: a política fiscal e a política monetária.

Em relação à política fiscal, é fundamental que esta tenha credibilidade e ancore as expectativas dos agentes de mercado, trazendo previsibilidade e confiança para aqueles que financiam o Tesouro Nacional quando compram um título de dívida do Brasil.

As escolhas sobre aumento de gastos têm vindo acompanhadas por aumento de receita. Porém essa escolha tem dois lados negativos: primeiro, afeta a capacidade de crescimento da economia quando a carga tributária aumenta para as empresas; segundo esse aumento tem limite e, esse limite, parece estar sendo alcançado. Discussões sobre a capacidade do governo compensar parte de aumento de despesas obrigatórias com revisão de outras despesas esquentou e, toda dúvida sobre isto causou parte desse estresse no mercado.

Nas últimas semanas, o Brasil se descolou dos demais emergentes, e o preços de quase todos seus ativos encontram-se nos seus extremos, com a maior desvalorização do real no ano, juros na máxima e Bolsa quase na mínima. Essa perda de credibilidade vem se refletindo nos preços dos ativos, que levam em consideração toda trajetória futura da economia e, com menor credibilidade de que a regra fiscal será seguida, o efeito desses preços que hoje são sentidos pelo mercado financeiro, amanhã se traduzira em menos investimento, menos crescimento e menor geração de emprego e renda, dado o aumento do custo para investir no Brasil.

Publicidade

Pelo lado da política monetária, a desaceleração e a parada da queda dos juros trouxeram dívidas sobre o apetite do banco central em combater a inflação, processo fundamental do modelo de metas de inflação que é baseado na crença dos agentes econômicos de que a autoridade monetária vai cumprir seu papel de buscar a meta. Felizmente, a última reunião do Copom deu sinal claro desse objetivo importante para a economia.

Portanto, é fundamental que a liderança política do País sinalize que apoia as instituições, tanto a monetária, fortalecida pela autonomia do Banco Central e, principalmente, para as instituições fiscais que enfrentam grandes desafios desde a Lei de Responsabilidade Fiscal, passando pelo teto de gastos e agora com o novo arcabouço fiscal, recém aprovado pelo parlamento em 2022 mas que já passa por problemas de falta de credibilidade.

O reforço do apoio das lideranças e seu cumprimento tem reflexos significativos para a nossa economia, afinal, a organização das contas públicas não é um fim em si mesmo, mas um meio para viabilizar políticas públicas sustentáveis e um bom ambiente para investir e gerar emprego e renda.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Central
  • bolsa
  • Brasil
  • Câmbio
  • Dolar
  • Economia
  • Juros
  • mercado
  • Mercado financeiro
  • Política monetária

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 3

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Superquarta no radar; dólar cai

  • 4

    Ibovespa hoje recua com IPCA-15 e dólar tem leve alta na véspera da Superquarta

  • 5

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

Publicidade

Quer ler as Colunas de Bruno Funchal em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Logo E-Investidor
Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Imagem principal sobre o O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Logo E-Investidor
O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Últimas: Colunas
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior
William Castro
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior

Mais do que a cotação, estratégia, diversificação global e tempo de mercado explicam o retorno de quem investe fora do Brasil

24/04/2026 | 17h52 | Por William Castro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador