Falando de dinheiro

CEO da Atom Educacional e sócia fundadora do Instituto Êxito. Está há mais de 11 anos atuando no mercado financeiro. Desde sua primeira operação, até hoje seu foco sempre foi no day trade. Carol é uma das poucas mulheres que se arriscaram nessa profissão e vem encorajando centenas de mulheres a começar a investir na bolsa de valores. Desde 2020 faz parte do elenco do game show Shark Tank Brasil.

Carol Paiffer

Como atrelar o esporte aos investimentos

Sérgio Jimenez, empreendedor e piloto de automobilismo, explica como se tornar um vencedor nesses dois universos apaixonantes

O piloto brasileiro Sérgio Jimenez exibe o troféu de sua vitória no E-Prix Formula E realizado em Nova York, em 2019 (Foto: Dennis Schneidler/USA Today Sports)
  • Tanto na corrida como no trade, é bom saber dosar a competição, aceitar os dias que você não está muito bem e respirar fundo, sem esquecer de se doar ao máximo para sair com o melhor resultado possível
  • Para mim, essa é uma das principais lições trocadas como Sérgio: saber por onde começar a empreender é ter conhecimento sobre o assunto que você quer abordar

Conversei com Sérgio Jimenez, empreendedor e piloto brasileiro de automobilismo, que, além de compartilhar sua história, deu um show de conhecimento e insights para quem quer iniciar seu negócio – principalmente como ter uma visão mais ampla quando é necessário atrelar o empreendedorismo com algo que você ama e já domina, no caso dele, o esporte.

Após dividir um pouco dos seus 26 anos de carreira e contar como surgiu sua paixão pelo automobilismo desde muito novo, Sérgio explicou como superou os momentos difíceis em sua trajetória profissional. Para ele, esses momentos foram importantes para ajudá-lo a chegar no estágio atual de vida. Desse período, ele destaca a importância da disciplina  e do conhecimento sobre técnicas e estratégias para se tornar um bom piloto nas pistas.

Um grande desafio, hoje, para o patrocinado no esporte a motor é saber escolher bem a marca que vai representar. Sim, é preciso saber se aquele patrocínio se encaixa nos seus valores e na sua forma de ver a vida. Sérgio exemplifica essa preocupação com um caso pessoal: o patrocínio fechado por ele.

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Quando um esportista vincula o seu nome à marca do patrocinador, Sérgio explica que é preciso saber muito bem o que entregar a ela, ou seja, o que a empresa espera de você no momento em que você foi escolhido. Como um piloto profissional não conta com apenas um apoio e sim vários, Sérgio conta que é preciso saber fazer networking entre eles, apresentando patrocinadores, fornecedores, distribuidores e equipe de vendas – automaticamente gerando mais negócios entre essa cadeia particular.

Mas o que isso tem a ver com investimentos? Sua sua larga vivência no esporte a motor e o conhecimento dos componentes óleo e combustível, Sérgio teve uma ótima visão empreendedora.

Para mim, essa é uma das principais lições trocadas como Sérgio: saber por onde começar a empreender é ter conhecimento sobre o assunto que você quer abordar.

Para fechar, Sérgio e eu concordamos que ter pessoas dedicadas na equipe, saber com quem contar e somar para o time é fundamental. Todos ganham quando o conjunto tem uma boa energia, por isso a importância de ser um bom líder. E, tanto na corrida como no trade, é bom saber dosar a competição, aceitar os dias que você não está muito bem e respirar fundo, sem esquecer de se doar ao máximo para sair com o melhor resultado possível – esteja aberto para mudar o mindset.