• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Sem um “partido âncora”, Lula corre o risco de ficar à deriva

Sem este partido, o presidente para de ter comando sobre a agenda legislativa

Por Erich Decat

19/06/2023 | 15:42 Atualização: 19/06/2023 | 15:56

Receba esta Coluna no seu e-mail
O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio 
Lula da Silva (PT)(Foto: WILTON JUNIOR / Estadão)
O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)(Foto: WILTON JUNIOR / Estadão)

Devemos ver nos próximos dias a primeira dança das cadeiras na Esplanada de Lula, com apenas seis meses da nova administração. A deputada Daniela Carneiro (União/RJ) será trocada pelo deputado Celso Sabino (União/PA), na pasta do Turismo.

Leia mais:
  • Orçamento secreto de Bolsonaro abalou presidencialismo de coalisão. E agora, Lula?
  • Uma visão sobre as derrotas recentes do governo Lula na Câmara
  • Haddad passa pelo primeiro teste na Câmara e já pode garantir R$ 25 bilhões
Cotações
09/04/2026 19h52 (delay 15min)
Câmbio
09/04/2026 19h52 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É válido lembrar que Daniela foi alçada à ministra sem que houvesse uma consulta prévia à bancada. Ou seja, a deputada não representa uma indicação do União da Câmara e, por essas e outras, foi alvo de frequentes ataques e está em processo de saída da legenda. Ela chegou ao ministério pelas mãos do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Apetite do União

Em declarações à imprensa na última terça-feira (13), o líder da bancada na Câmara, Elmar Nascimento, ressaltou que o partido vive a expectativa de a mudança não se restringir à troca de Daniela por Sabino. A bancada quer o sinal verde para ocupar os demais espaços que abrangem o Turismo. Entre eles a Embratur, presidida pelo Marcelo Freixo (PT-RJ).

“No início, quando eu fiz interlocução com o presidente (Lula) sobre isso, em que a perspectiva era a indicação da senadora Dorinha, era o ministério completo, com todas as posições, até porque é um ministério pequeno”, destacou Elmar, na ocasião. Atualmente, também está na cota do União o ministério das Comunicações e de Integração Nacional.

Mas qual é o impacto dessa mudança no condomínio do poder de Brasília, na coalização e governabilidade de Lula?

Com o gesto, Lula amplia a sua adesão junto ao União Brasil e contempla o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Publicidade

A importância do União Brasil está nos números. O partido é a terceira maior bancada na Câmara, com 59 deputados. Ele está atrás apenas da federação do PT (que inclui PCdoB e PV), com 81 e do PL (oposição) com 99 representantes.

A força do União Brasil pôde ser vista na votação do Marco Fiscal, pauta da agenda econômica do atual governo. Na Câmara, a legenda deu 87% dos votos da bancada (50 a favor 7 contra).

Parceiro de Lira

Por sua vez, Celso Sabino é muito próximo de Lira. Essa aproximação ocorreu quando o deputado rompeu com a orientação do PSDB, do qual fazia parte, e apoiou a primeira eleição de Lira para presidente da Casa, em 2021. No ano seguinte, com as bênçãos do presidente da Câmara, Sabino assumiu a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Ele foi um dos principais negociadores, ao lado de Lira, da distribuição das emendas RP9, também conhecidas como “emendas secretas”.

Pegando essas duas peças desse Puzzle (novo ministro alinhado com a bancada e com Lira) podemos entender que Lula está com a vida resolvida daqui para frente.

Não está!

Publicidade

O União Brasil apesar da indicação de Sabino não vai entregar todos os votos. Digo mais. Amanhã, se o PP de Lira emplacar um nome na Esplanada, também não vai.

Esses partidos são formados por algumas lideranças regionais, que em suas bases foram eleitas com o voto de oposição à Lula. É verdade que o próprio Elmar Nascimento é um desses nomes. Mas ele hoje está na briga pela sucessão de Arthur Lira, que ocorrerá em 2025. Ele não vai querer ter o governo federal como um opositor.

Partido Âncora

Ao ceder ao União e a Lira, Lula vai conseguir acalmar a turma que compõe o núcleo duro do Centrão, no curto prazo. Mas dentro da dinâmica de Brasília, só espaços não é garantia de fidelidade. Nos próximos meses, o próprio Elmar Nascimento se não receber apoio do governo para suceder Lira, pode ser o pivô do rompimento da bancada com o Palácio. Além disso, no médio prazo, quando a “lua de mel” de um ano do presidente acabar, o petista deverá encontrar mais dificuldades de governabilidade.

Um dos principais motivos está no fato de que ele, até o momento, não conseguiu estabelecer um “partido âncora”, um “partido-pivô”, para consolidar a sua coalizão. Para quem não está afeito ao termo, ele foi criado pelo cientista político, Sérgio Abranches. Em entrevista ao O Globo (16/09/2018), Abranches definiu “partido pivô” da seguinte forma:

“É o partido que representa o parlamentar básico, o parlamentar que domina o cenário na Câmara dos Deputados. Este partido já representa, nos estados, a base eleitoral. Quando chega ao Congresso, faz uma bancada grande… Sem este partido, o presidente para de ter comando sobre a agenda legislativa. É quando o Legislativo faz a pauta-bomba, a legislação que não é do interesse do presidente. Conflitante com a agenda presidencial. Foi o que aconteceu com Collor e Dilma”.

Publicidade

Olhando para o atual desenho da Câmara entendemos que nenhum partido tem exercido esse papel de “âncora”, que foi do velho PMDB, nos governos anteriores do PT. Com apoio de cerca de 150 dos 513 deputados, mesmo com os novos ajustes (Turismo, União, Sabino e Lira), as negociações dos projetos de interesse do governo Lula continuarão sendo caso a caso. Sem um partido âncora, Lula corre grande risco de ficar à deriva, no primeiro sinal de marola do eleitorado. Vamos acompanhando…

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • arthur
  • Câmara dos deputados
  • Congresso
  • Governo
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Política monetária

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    Cessar-fogo derruba dólar ao menor nível em dois anos — pode ficar abaixo de R$ 5?

  • 3

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 4

    Ibovespa acompanha euforia global com cessar-fogo e renova recorde histórico

  • 5

    Petróleo despenca 16% com trégua — Petrobras cai mais de 4%

Publicidade

Quer ler as Colunas de Erich Decat em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Imagem principal sobre o FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Logo E-Investidor
FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Últimas: Colunas
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade

Aumento de gastos públicos voltados à distribuição de dinheiro pode reduzir a capacidade de financiar setores produtivos, impactando a geração de empregos

09/04/2026 | 13h26 | Por Fabrizio Gueratto
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico
Einar Rivero
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico

Resultado das empresas revela um cenário de crescimento relevante, mas com qualidade desigual

08/04/2026 | 13h38 | Por Einar Rivero
Bilhões de dólares em jogo: setor digital vira refém de impasse em Brasília
Erich Decat
Bilhões de dólares em jogo: setor digital vira refém de impasse em Brasília

Disputa entre Palácio do Planalto e cúpula do Senado começa a produzir efeitos concretos sobre a capacidade do Brasil de atrair investimentos em tecnologia

06/04/2026 | 14h00 | Por Erich Decat
Páscoa: renovar a vida também passa pelo dinheiro
Ana Paula Hornos
Páscoa: renovar a vida também passa pelo dinheiro

Mudar de vida é um desejo comum, mudar a forma de lidar com o dinheiro, nem sempre

04/04/2026 | 06h00 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador