• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Sem um “partido âncora”, Lula corre o risco de ficar à deriva

Sem este partido, o presidente para de ter comando sobre a agenda legislativa

Por Erich Decat

19/06/2023 | 15:42 Atualização: 19/06/2023 | 15:56

Receba esta Coluna no seu e-mail
O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio 
Lula da Silva (PT)(Foto: WILTON JUNIOR / Estadão)
O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)(Foto: WILTON JUNIOR / Estadão)

Devemos ver nos próximos dias a primeira dança das cadeiras na Esplanada de Lula, com apenas seis meses da nova administração. A deputada Daniela Carneiro (União/RJ) será trocada pelo deputado Celso Sabino (União/PA), na pasta do Turismo.

Leia mais:
  • Orçamento secreto de Bolsonaro abalou presidencialismo de coalisão. E agora, Lula?
  • Uma visão sobre as derrotas recentes do governo Lula na Câmara
  • Haddad passa pelo primeiro teste na Câmara e já pode garantir R$ 25 bilhões
Cotações
29/04/2026 10h04 (delay 15min)
Câmbio
29/04/2026 10h04 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É válido lembrar que Daniela foi alçada à ministra sem que houvesse uma consulta prévia à bancada. Ou seja, a deputada não representa uma indicação do União da Câmara e, por essas e outras, foi alvo de frequentes ataques e está em processo de saída da legenda. Ela chegou ao ministério pelas mãos do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Apetite do União

Em declarações à imprensa na última terça-feira (13), o líder da bancada na Câmara, Elmar Nascimento, ressaltou que o partido vive a expectativa de a mudança não se restringir à troca de Daniela por Sabino. A bancada quer o sinal verde para ocupar os demais espaços que abrangem o Turismo. Entre eles a Embratur, presidida pelo Marcelo Freixo (PT-RJ).

“No início, quando eu fiz interlocução com o presidente (Lula) sobre isso, em que a perspectiva era a indicação da senadora Dorinha, era o ministério completo, com todas as posições, até porque é um ministério pequeno”, destacou Elmar, na ocasião. Atualmente, também está na cota do União o ministério das Comunicações e de Integração Nacional.

Mas qual é o impacto dessa mudança no condomínio do poder de Brasília, na coalização e governabilidade de Lula?

Com o gesto, Lula amplia a sua adesão junto ao União Brasil e contempla o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Publicidade

A importância do União Brasil está nos números. O partido é a terceira maior bancada na Câmara, com 59 deputados. Ele está atrás apenas da federação do PT (que inclui PCdoB e PV), com 81 e do PL (oposição) com 99 representantes.

A força do União Brasil pôde ser vista na votação do Marco Fiscal, pauta da agenda econômica do atual governo. Na Câmara, a legenda deu 87% dos votos da bancada (50 a favor 7 contra).

Parceiro de Lira

Por sua vez, Celso Sabino é muito próximo de Lira. Essa aproximação ocorreu quando o deputado rompeu com a orientação do PSDB, do qual fazia parte, e apoiou a primeira eleição de Lira para presidente da Casa, em 2021. No ano seguinte, com as bênçãos do presidente da Câmara, Sabino assumiu a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Ele foi um dos principais negociadores, ao lado de Lira, da distribuição das emendas RP9, também conhecidas como “emendas secretas”.

Pegando essas duas peças desse Puzzle (novo ministro alinhado com a bancada e com Lira) podemos entender que Lula está com a vida resolvida daqui para frente.

Não está!

Publicidade

O União Brasil apesar da indicação de Sabino não vai entregar todos os votos. Digo mais. Amanhã, se o PP de Lira emplacar um nome na Esplanada, também não vai.

Esses partidos são formados por algumas lideranças regionais, que em suas bases foram eleitas com o voto de oposição à Lula. É verdade que o próprio Elmar Nascimento é um desses nomes. Mas ele hoje está na briga pela sucessão de Arthur Lira, que ocorrerá em 2025. Ele não vai querer ter o governo federal como um opositor.

Partido Âncora

Ao ceder ao União e a Lira, Lula vai conseguir acalmar a turma que compõe o núcleo duro do Centrão, no curto prazo. Mas dentro da dinâmica de Brasília, só espaços não é garantia de fidelidade. Nos próximos meses, o próprio Elmar Nascimento se não receber apoio do governo para suceder Lira, pode ser o pivô do rompimento da bancada com o Palácio. Além disso, no médio prazo, quando a “lua de mel” de um ano do presidente acabar, o petista deverá encontrar mais dificuldades de governabilidade.

Um dos principais motivos está no fato de que ele, até o momento, não conseguiu estabelecer um “partido âncora”, um “partido-pivô”, para consolidar a sua coalizão. Para quem não está afeito ao termo, ele foi criado pelo cientista político, Sérgio Abranches. Em entrevista ao O Globo (16/09/2018), Abranches definiu “partido pivô” da seguinte forma:

“É o partido que representa o parlamentar básico, o parlamentar que domina o cenário na Câmara dos Deputados. Este partido já representa, nos estados, a base eleitoral. Quando chega ao Congresso, faz uma bancada grande… Sem este partido, o presidente para de ter comando sobre a agenda legislativa. É quando o Legislativo faz a pauta-bomba, a legislação que não é do interesse do presidente. Conflitante com a agenda presidencial. Foi o que aconteceu com Collor e Dilma”.

Publicidade

Olhando para o atual desenho da Câmara entendemos que nenhum partido tem exercido esse papel de “âncora”, que foi do velho PMDB, nos governos anteriores do PT. Com apoio de cerca de 150 dos 513 deputados, mesmo com os novos ajustes (Turismo, União, Sabino e Lira), as negociações dos projetos de interesse do governo Lula continuarão sendo caso a caso. Sem um partido âncora, Lula corre grande risco de ficar à deriva, no primeiro sinal de marola do eleitorado. Vamos acompanhando…

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • arthur
  • Câmara dos deputados
  • Congresso
  • Governo
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Política monetária

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 3

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Superquarta no radar; dólar cai

  • 4

    Ibovespa hoje recua com IPCA-15 e dólar tem leve alta na véspera da Superquarta

  • 5

    Dow Jones hoje fecha em queda em meio ao avanço do petróleo e expectativa pela decisão sobre juros

Publicidade

Quer ler as Colunas de Erich Decat em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Imagem principal sobre o O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Logo E-Investidor
O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Últimas: Colunas
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior
William Castro
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior

Mais do que a cotação, estratégia, diversificação global e tempo de mercado explicam o retorno de quem investe fora do Brasil

24/04/2026 | 17h52 | Por William Castro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador