• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Por que as ações da Eletromidia (ELMD3) dispararam mais de 60% em 6 meses?

Confira a entrevista exclusiva com Ricardo Winandy, CFO da Eletromidia

Por Fabrizio Gueratto

22/06/2023 | 13:36 Atualização: 22/06/2023 | 13:38

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Divulgação/Eletromidia)
(Foto: Divulgação/Eletromidia)

O rally do Ibovespa voltou a animar os investidores. Nos últimos 6 meses o índice subiu pouco mais de 12%, enquanto algumas ações subiram muito mais do que isso. Entre os destaques, estão as empresas do setor financeiro, como BTG (BPAC11) e XP (XPBR31).

Leia mais:
  • Ações da Eletromídia (ELMD3) sobem mais de 10% após aquisição da Globo
  • Ainda vale a pena investir no CDB prefixado com a Selic a 13,75%?
Cotações
24/10/2025 15h38 (delay 15min)
Câmbio
24/10/2025 15h38 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Porém, existe uma ação que valorizou mais de 60% e está entre as maiores altas da B3 (B3SA3) nos últimos meses: a  Eletromidia (ELMD3), famosa por suas telas espalhas por shoppings, prédios, aeroportos e pontos de ônibus. A empresa sofreu muito na pandemia, quando a circulação de pessoas simplesmente parou. Agora, parece que o jogo virou.

Diferentemente de outras empresas de mídia, a Eletromidia leva uma vantagem frente aos seus concorrentes que disputam a atenção dos consumidores, por um motivo muito simples. As telas estão instaladas em locais estratégicos, como um elevador, por exemplo, que é um espaço pequeno, geralmente com pessoas que você não conhece e que muitas vezes o celular não funciona.

Publicidade

É natural que as pessoas olhem para a tela que está passando informações. No aeroporto, a mesma coisa. Ninguém quer perder o voo, que muitas vezes muda por diversas vezes o portão de embarque. É natural olhar a TV com as informações e ali, querendo ou não, mais uma vez, você é impactado pela Eletromidia.

Para entender melhor o que está acontecendo com esta ação e os planos da companhia, fiz uma entrevista exclusiva com o Ricardo Winandy, CFO da Eletromidia. Confira:

1. Por que a ação da Eletromidia subiu mais de 60% em 6 meses enquanto o Ibovespa andou somente 12%?

O mercado de renda variável é influenciado por diversos fatores, não só macroeconômico, e nem sempre relacionado a fundamentos. Qualquer explicação acaba sendo simplificada e com base no que conseguimos observar de forma direta. É impossível atribuir um único fator para esse tipo de movimento no preço de ações.

Podemos pontuar que fechamos o ano de 2022 com um crescimento importante de resultado em relação a 2021: de 79% de Receita Bruta, atingindo R$ 874 milhões, fechando o ano com um Ebitda ajustado em 2,9x o que havíamos feito em 2021, com R$ 252 milhões, e margem de 31%, com uma geração de caixa operacional relevante. E, no primeiro trimestre de 2023 seguimos o ritmo de crescimento, com uma receita 48,5% acima do ano anterior e com Ebitda ajustado de 5,4x o que havíamos feito no mesmo período.

Esse crescimento é resultado dos investimentos realizados ao longo de 2022. Como a aquisição do contrato de abrigo de ônibus em São Paulo, em abril do ano passado, a digitalização dos ativos em ruas, o início da instalação das principais concessões que ganhamos nos últimos meses, levando ao crescimento da nossa presença nacional em mobiliário urbano de três praças antes da abertura de capital para mais de dez principais centros urbanos com alto grau de digitalização.

Publicidade

Também crescemos significativamente nossa presença em edifícios residenciais ao longo dos dois últimos anos, uma vertical relativamente nova que lançamos em 2016.

Além do crescimento do inventário, podemos citar a retomada da audiência, que era esperada com a queda das restrições de circulação de pessoas, com impacto positivo para o setor, dada a volta dos eventos e da presença de pessoas em ambientes como edifícios comerciais e shoppings.

Todo esse movimento está alinhado com nossa tese de crescimento de relevância da empresa e do setor de OOH (Out Of Home) dentro do mercado publicitário que, junto com as nossas iniciativas de tecnologia, reduzem as fricções de compra, melhorando a experiência dos nossos anunciantes.

2. A aquisição da Otima se confirmou uma estratégia eficaz para aumentar o alcance da Eletromidia nas ruas?

Com a aquisição da Otima, a Eletromidia complementou sua presença na vertical de ruas e inaugurou sua entrada no segmento de mobiliário urbano na cidade de São Paulo, com a empresa que já era umas das principais do segmento no mercado local de OOH (out of home, na sigla em inglês).

Com a aquisição, a Eletromidia teve acesso a novos pontos de mídia, permitindo que a empresa aumentasse seu inventário de painéis publicitários no principal mercado anunciante brasileiro, alcançando um público diversificado e de grande impacto para clientes e parceiros. Isso em uma cidade que conta com a Lei Cidade Limpa e só é possível realizar publicidade via contratos de concessão de longo prazo, como o que foi adicionado à base.

Publicidade

Vimos também uma oportunidade de modernizar rapidamente a mídia, triplicando a base de ativos digitais do contrato já no primeiro ano, oferecendo um serviço mais moderno, com flexibilidade e maior impacto para o anunciante. Uma estratégia que se mostrou acertada, com a vertical passando a ser a mais representativa no nosso mix de vendas num curto prazo.

3. Está no radar da empresa novas aquisições?

Estamos sempre avaliando possibilidades de expansão do nosso core business, seja por meio de aquisições ou por meio de licitações e concessões, mas também novos contratos. Faz parte do dia a dia do nosso time avaliar oportunidades de expansão do nosso alcance em diferentes perfis de audiência e geografia em todas as verticais, assim como avaliação de novas possíveis verticais de atuação.

Temos no nosso pipeline de oportunidades também negócios que possam agregar nas nossas iniciativas de tecnologia, e avanço na agenda de dados e métricas. Além de ideias que se alavanquem nas nossas vantagens competitivas e relações de parcerias desenvolvidas ao longo dos anos.

4. O grupo Globo agora é um dos sócios da Eletromidia. Como a empresa se encaixa dentro da estratégia deles?

A aquisição de uma parte da Eletromidia pelo Grupo Globo indica um interesse estratégico por parte da Globo em expandir sua presença em outras verticais no mercado de mídia, marcando a sua entrada no segmento de Out Of Home, uma das mídias com previsão de contínuo ganho de representatividade no mercado publicitário para os próximos anos.

A Eletromidia é a empresa líder no mercado de Out Of Home no Brasil, com uma forte presença em todo o mercado nacional e nas quatro verticais do setor. Além de ser, assim como a Globo, uma empresa brasileira, atualmente a única adtech listada na bolsa brasileira. Com a participação que passarão a ter no Conselho e Comitê Estratégico da empresa, sem dúvida vão poder agregar muito para a evolução da empresa e do setor como um todo.

5. Recentemente vocês anunciaram uma parceria estratégica com o TikTok para as comemorações dos 30 anos de carreira da Ivete Sangalo. Vocês pretendem investir mais neste tipo de cross entre mídias?

Hoje o OOH se integra muito bem com diversas mídias, principalmente a digital com foco em mobile. Apesar de o OOH ser um meio próprio, ele colabora de forma complementar aos outros meios. As marcas estão buscando cada vez mais campanhas omnichannel que atinjam os consumidores onde eles estiverem.

Por exemplo, o OOH e o online podem trabalhar em conjunto para apresentar uma mensagem ao consumidor durante sua jornada diária e levá-lo a um site por meio de um QR Code ou para mídias sociais, como é o caso da parceria com o TikTok. O mercado publicitário trabalha de forma inovadora para buscar novos meios de trabalhar em conjunto para oferecer cada vez mais opções de formatos, frequência e criatividade nas entregas.

6. Como você enxerga a Eletromidia daqui 5 anos e por que o investidor precisa ficar de olho nas ações da empresa?

Estamos muito otimistas com o futuro do OOH. A tecnologia tem muito a agregar para a empresa e o setor, seja através de melhores soluções de dados e métricas com o uso de sensores, dados geolocalizados com o target identificado, ou mesmo uso de soluções de inteligência artificial para organizar os dados da melhor forma para os nossos clientes.

Publicidade

Com a simplificação e automatização do processo de venda, uso de inteligência artificial para desenvolvimento do projeto criativo, poderemos cada vez mais reduzir nosso custo de venda e atender uma gama maior de clientes de forma mais eficiente, ampliando nosso mercado endereçável. Além de poder oferecer um serviço cada vez de maior qualidade para nossos parceiros, a exemplo do lançamento que anunciamos recentemente com o uso de inteligência artificial para simplificar o processo de criação de comunicados para condôminos.

Desde o início de 2022, nós temos avançado na ampliação da nossa atuação em mercados importantes e na vertical de ruas. E com o desenvolvimento da infraestrutura brasileira, cada vez mais poderemos acessar uma audiência maior com uma mídia de qualidade. Só o ano passado ganhamos três concessões relevantes, e já nesse ano anunciamos a entrada em quatro novos mercados.

Atualmente, a Eletromidia impacta cerca de 27 milhões de pessoas diariamente. São quase 65 mil telas, sendo 47 mil digitais, distribuídas em 78 cidades pelo Brasil, o que representa mais de 70% do inventário de OOH do Brasil. E seguiremos investindo em projetos de longo prazo, com maior rentabilidade e ampliando o uso tecnologia no setor.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • bolsa
  • Conteúdo E-Investidor
  • Eletromidia (ELMD3)
  • Ibovespa

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização

  • 2

    Prévia da Vale acima do esperado deixa dividendos extraordinários mais próximos, mas 3 fatores ainda pesam na decisão

  • 3

    Taesa ou Isa Energia: as "vacas leiteiras" ainda valem a pena? Analistas elegem a favorita

  • 4

    Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes

  • 5

    Por que até os ricos evitavam falar de dinheiro – e o que isso revela sobre a educação financeira no Brasil

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Logo E-Investidor
Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Imagem principal sobre o Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Logo E-Investidor
Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Imagem principal sobre o Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Logo E-Investidor
Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Imagem principal sobre o FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Logo E-Investidor
FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Imagem principal sobre o Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Logo E-Investidor
Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Imagem principal sobre o Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Logo E-Investidor
Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Imagem principal sobre o Por que pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram unificados?
Logo E-Investidor
Por que pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram unificados?
Imagem principal sobre o Prova de vida a domicílio: veja como agendar o serviço
Logo E-Investidor
Prova de vida a domicílio: veja como agendar o serviço
Últimas: Colunas
Eleições, risco fiscal e geopolítica: como proteger seu patrimônio em 2026
Eduardo Mira
Eleições, risco fiscal e geopolítica: como proteger seu patrimônio em 2026

Mais do que a busca por retornos expressivos, preocupe-se em ter uma boa estratégia de proteção patrimonial pautada em dados objetivos

24/10/2025 | 14h02 | Por Eduardo Mira
Parecer rico é nova moda dos endividados
Fabrizio Gueratto
Parecer rico é nova moda dos endividados

O endividamento recorde das famílias revela um país que gasta mais para parecer rico e investe menos para ser. O investidor precisa enxergar no espelho social o maior risco da economia: o comportamento

23/10/2025 | 16h01 | Por Fabrizio Gueratto
Selic: até onde a taxa pode cair — e como se preparar para os próximos dois anos
Ricardo Barbieri
Selic: até onde a taxa pode cair — e como se preparar para os próximos dois anos

Com a Selic em 15% ao ano, investidores buscam estratégias para atravessar 2025 e se posicionar para uma futura queda dos juros

23/10/2025 | 14h01 | Por Ricardo Barbieri
Confronto EUA e China: a nova lógica da disputa entre as potências
Marcelo Toledo
Confronto EUA e China: a nova lógica da disputa entre as potências

Tarifas perderam espaço para os controles de exportação e a corrida tecnológica — sinal de uma rivalidade que redefine a economia global

22/10/2025 | 16h13 | Por Marcelo Toledo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador